AGRICULTURA

Consulta pública da IN de criação de abelhas até quarta (25)

A Instrução Normativa é sobre os procedimentos para o uso e o manejo de abelhas nativas.

Em 24/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Iema/ES

O Espírito Santo já dispõe da Lei nº 11.077/2019, que trata do uso e manejo de abelhas nativas sem ferrão, bem como os procedimentos para a autorização de meliponários e as atividades correlatas.

Terminará na próxima quarta-feira (25), o prazo para participar da consulta pública para a Instrução Normativa (IN) sobre os procedimentos para o uso e o manejo de abelhas nativas sem ferrão no Espírito Santo.

A Instrução Normativa estabelecerá as diretrizes e procedimentos para a emissão da Autorização de Manejo de Fauna, destinada à atividade de meliponicultura. O Espírito Santo já dispõe da Lei nº 11.077/2019, que trata do uso e manejo de abelhas nativas sem ferrão, bem como os procedimentos para a autorização de meliponários e as atividades correlatas.

A referida lei aborda aspectos como abrangência territorial para a criação de abelhas nativas sem ferrão; as categorias de uso e manejo das abelhas nativas sem ferrão; formas de obtenção das colônias; estratégias de conservação das abelhas; e instrumento autorizativo para a realização da atividade de meliponicultura.

A Instrução Normativa em elaboração tem como objetivo complementar os procedimentos autorizativos para o uso e manejo de abelhas nativas sem ferrão no Estado, nos aspectos administrativos e técnicos, tendo como norte a Lei nº 11.077/2019. “É importante frisar que a IN não pode alterar diretrizes e critérios já estabelecidos na Lei, apenas regulamentá-la”, destacou a coordenadora de Fauna do Iema, Joseany Trabarch.

Serviço:
Os interessados poderão contribuir com sugestões no site do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), ou diretamente no link iema.es.gov.br/consultaspublicas. - (As informações são do Iema)

Leia também:

Seag discute ações para agronegócio do Estado com Cedagro
Conab estima produção de 54,94 milhões de saca de café
Produtores argentinos vendem 80,4% da safra de soja 2021/22
Café se mantém em baixa mesmo em dia de queda no dólar
Projeto Mulheres do Cacau promove encontro em Linhares
Lúpulo Vianense tem a terceira colheita em menos de um ano
32% do solo do país têm potencial natural para agricultura
Seag realiza entrega de equipamentos para 36 municípios
Goiaba produzida em Linhares conquista mercado nacional
Sistema agricola participa da Semana Internacional do Café

TAGS:
IEMA | ABELHAS | INSTRUÇÃO | NORMATIVA | PRODUÇÃO