CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Consumo de vídeos cresceu 135% no Brasil, indica pesquisa

70% das pessoas consideram YouTube espaço onde todos têm voz.

Em 26/03/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

B9/Divulgação

De 2014 a 2018, o brasileiro aumentou o consumo de vídeos em 135%, é o que afirma pesquisa Google “Video Viewers” divulgada no ano passado. Com o cenário favorável para criações neste formato, as oportunidades se ampliam para profissionais que já estão atuando e também para aqueles que têm interesse em trabalhar na área.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL

A criação é um nicho que oferece um mar de possibilidades e, como o próprio nome já diz, o foco é criar. Para a concepção de todo e qualquer trabalho, esse setor identifica as melhores maneiras para comunicar e estabelecer uma conexão de forma eficiente com o público.  Seja na escolha do conteúdo textual, ilustrações, expressões, cores, trilha sonora ou roteiro, tudo tem um propósito para que haja vínculo com a audiência.

De acordo com o levantamento, as principais motivações para o consumo de vídeos foram a busca por entretenimento (38,7%), conhecimento (29,8%) e conexão (22,3%). Por falar em motivações, Jefferson Gorgulho Peixoto, Diretor-executivo da Uzumaki Comunicação, ressalta que as pessoas estão migrando cada vez mais da TV aberta para internet, pois esse é um espaço democrático onde a criatividade é livre e as pessoas conseguem se divertir, aprender e, principalmente, se reconhecer.

“A criação de vídeos é uma área extremamente dinâmica, plural e qualquer temática pode ser desenvolvida. Após o briefing, vamos para o planejamento e construímos as ideias. Pesquisamos muito, acompanhamos o mercado, tendências e atualidades para inspirar com ideias diferenciadas e que estejam dentro da perspectiva do cliente. Defendemos pontos de vista e buscamos inovar dando vez a assuntos que nem sempre são abordados nas grandes mídias”, destaca.

Outro ponto que chama atenção na pesquisa é que para 70% das pessoas o YouTube é um lugar onde todos podem ter voz. Entre alguns exemplos que manifestam essa realidade de representatividade, está o quadro “Cabine” do canal Drauzio Varella, em que representantes de causas diversas colocam seu ponto de vista e suas demandas.