CULTURA

Contação de histórias e Espetáculo encerram o Projeto Sextas na Laje.

A peça também será apresentada na pracinha do Bairro da Penha.

Em 02/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma aula ao ar livre e com uma professora diferente. Essa é uma novidade que agrada muito a criançada nesta volta às aulas. E essa é a programação que aguarda os alunos da Escola Zilda Andrade, no Bairro da Penha, e do Cajun de Bonfim,  em Vitória, na próxima sexta-feira, 5 de agosto, a partir das 15 horas.

A criançada vai participar do Projeto Sextas na Laje que vai levar para a Praça do bairro o Projeto Lendo em Qualquer Lugar e contará com a participação da atriz Mara Dias, que vai contar para a criançada a  história "A coruja que se gabava" de Aparecida Giorio. Depois a criança pode viajar pelo mundo da literatura com os livros do Projeto.

E, à noite, a criançada e também os adultos vão assistir o espetáculo de teatro  A Bela e a Fera uma produção do Ponto de Cultura ELA de Teatro de Cachoeiro de Itapemirim, com adaptação de texto e direção de Lucimar Costa. É uma adaptação do tradicional conto de fadas francês escrito originalmente por Gabrielle­Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740.

A peça também será apresentada na pracinha do Bairro da Penha,que fica na Avenida Hermínio Blackman, a partir das 20 horas.

Última edição

Esta é a programação da  quarta e  última edição do Projeto Sextas na Laje,  realizado pelo Ponto de Cultura Varal e aprovado no Edital de Diversidade Cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

O Projeto contempla quatro edições, realizadas sempre em dias de sexta-feira, em lajes cedidas por moradores que receberam as atividades culturais. Apenas nesta edição, o espaço será a praça do bairro.

 A troca de experiências entre os Pontos de Cultura e as comunidades e o fortalecimento a ideia de que as lajes são espaços de convívio social e cultura, são os focos principais do Projeto.

A Bela e a Fera o conto

Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o conto A Bela e a Fera apresenta diversas versões que diferem do original e se adaptam a diferentes culturas e momentos.  Nesta montagem o Grupo traz o conto para a nossa região, incorporando informações da  cultura popular da Folia de Reis, que é uma expressão cultural colorida, alegre e divertida como dever ser as histórias infantis agradando não somente ás crianças mas também os adultos.

Lendo em Qualquer Lugar

Além do espetáculo teatral, O Ponto de Cultura Varal leva também para o Bairro da Penha o “Lendo em Qualquer Lugar” que promove o acesso à literatura nas comunidades do Território do Bem. É uma biblioteca itinerante que circula pelas comunidades e mobiliza especialmente crianças e adolescentes. Ela é instalada em praças públicas, escolas e espaços coletivos, facilitando a freqüência do público.

Sextas na Laje

O Sextas na Laje é uma das ações do Projeto Nós Amamos Laje que já é desenvolvido no Território do Bem desde 2015, pelo Ponto de Cultura Varal/Ateliê de Ideias, com apoio do Instituto Oi Futuro, através da 10ª Edição do Oi Nós Brasis, num sábado de cada três meses. É mais um incremento às ações de cultura que já vem sendo realizadas nestas comunidades e a possibilidade de trazer novos atores para esse modelo de ocupação de espaços públicos com programação cultural gratuita.

A BELA E A FERA – O conto

FICHA TÉCNICA

Adaptação e direção: Lucimar Costa

Feiticeira / Bela: Adriana Pinheiro

Príncipe / Fera: Lenison Gomes

Pai: Cleiverson Pinheiro

Contra regra: Luma Mara Dias

Produção: Grupo ELA de Teatro

Serviço:

Evento: Sextas Na Laje: Quarta Edição –

Dia: 05 de Agosto de 2016 – Sexta-feira

Lendo em Qualquer Lugar com contação de história – 15 hs

Peça de Teatro:"A Bela e a Fera, o Conto”, do ponto de Cultura Grupo ELA de Teatro

Horário: 20 hs

Local: Pracinha do Bairro da Penha

Participação: Gratuita

Fonte: Varal Agência de Comunicação