SAÚDE

Convênio pode estimular e agilizar doação de órgãos no país

A principal barreira existente no Brasil para ocorrer a doação de órgãos é a recusa familiar.

Em 15/03/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

O Brasil é o quarto país em número absoluto de transplantes, ficando dos Estados Unidos, China e Índia. No ano passado, de cada mil pessoas que morreram no país, 14,5% poderiam ser doadoras em morte encefálica, mas somente 2,6% tornaram-se doadoras.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen

O corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão, anunciou um convênio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com os cartórios extrajudiciais para facilitar os documentos que regulam a doação de órgãos quando ocorre uma morte. Um aplicativo no telefone celular vai permitir a certificação da documentação. Segundo o magistrado, mais do que desburocratizar, a ação representa um ato de cidadania ao estimular a doação de órgãos.

>>  Sábado tem edição do projeto Saúde Mais Perto de Você

O Brasil é o quarto país em número absoluto de transplantes, ficando dos Estados Unidos, China e Índia. No ano passado, de cada mil pessoas que morreram no país, 14,5% poderiam ser doadoras em morte encefálica, mas somente 2,6% tornaram-se doadoras.

Recusa familiar

A taxa de doadores é maior no Sudeste e no Sul. A principal barreira existente no Brasil para a doação é a recusa familiar. Em 2023, 42% das famílias recusaram a doação do órgão de um ente falecido.

Cerca de 60 mil pessoas aguardam por algum órgão no Brasil. A maioria espera por um novo rim (32.862 pessoas), vindo, a seguir, fígado (1.391), coração (359), pulmão (158), e pâncreas (11).

No ano passado, a lista de espera por um novo órgão recebeu 42 mil pessoas e em torno de três mil pessoas morreram sem receber a doação. Atualmente, 1.381 crianças esperam por um novo órgão. A maioria aguarda por um novo rim (335), seguido por fígado (63), coração (49) e pulmão (6). (Por Ana Cristina Campos/Agência Brasil)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Sábado tem edição do projeto Saúde Mais Perto de Você
Alunos de Guarapari vão receber vacinas de rotina nas escolas
Municípios capixabas avaliam sequelas deixadas pela covid-19
Casos de síndrome respiratória continuam crescendo
Serra abre vagas para vacinação contra Dengue e Covid-19
Governador inaugura Farmácia Cidadã Estadual da Serra
Capixabas terão acesso a teste inovador para detecção do HPV
Unidades de Saúde de Linhares mantém salas de hidratação
Viana amplia vacinação contra a dengue para adolescentes

TAGS:
CONVÊNIO | ESTIMULAR | DOAÇÃO | ÓRGÃOS | PAÍS