ESPORTE NACIONAL
Copa Brasil de Cross Country, festa do atletismo em Serra
Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, marcada para domingo (13), na cidade de Serra.
Em 10/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os atletas federados, que se classificaram nas etapas regionais disputadas no dia 20 de fevereiro, lutarão pela qualificação para os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano, nas categorias adulto, sub-20 e sub-18.
Com participantes federados e não federados, a Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, marcada para o próximo domingo (13), na cidade capixaba de Serra, será uma grande festa do atletismo. Afinal, a competição reunirá 511 atletas, da categoria Sub-12 até o adulto num percurso a ser montado no Condomínio Alphaville Jacuhy, na Rodovia do Contorno, km 278 (BR 101). O evento terá transmissão ao vivo pelo facebook e YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Os atletas federados, que se classificaram nas etapas regionais disputadas no dia 20 de fevereiro, lutarão pela qualificação para os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano, nas categorias adulto, sub-20 e sub-18. As competições que serão realizadas no dia 27 de março, também em Serra.
As etapas regionais reuniram 515 atletas nas cidades de Castanhal (PA), Petrolina (PE), Bonito (MS), Poços de Caldas (MG) e Timbó (SC). Do total, 107 – 54 mulheres e 55 homens - estão inscritos para as provas de domingo, a partir das 7 horas. Eles representarão 50 clubes de 17 Estados e do Distrito Federal.
Entre os avulsos, não federados, destaque para os 6 km adulto, que reunirão 194 corredores (124 homens e 70 mulheres). Nos 500 m sub-12 serão 88 participantes, nos 1.500 m sub-14 serão 71 e nos 2 km sub-16, 56 inscritos.
"Estamos muito felizes com o número de participantes. Este é um projeto piloto, com a união de vários perfis de atletas, reunindo crianças, jovens, adultos e pessoal de elite, fazendo uma grande ação de fomento do cross. Acho que vai ser uma convivência importante, pais incentivando filhos, filhos incentivando pais, com a possibilidade de ver seus ídolos e todos poderem ver a atuação de um atleta de elite, preparado e treinado para alto rendimento. Será um momento rico, de muita troca e espero que caia no gosto dos participantes", comentou Cláudio Castilho, diretor executivo da CBAt.
Cláudio Castilho lembra que praticamente 70% dos Estados do Brasil estarão representados na competição. "Isso é inédito, uma nova maneira de incentivar o cross. A regionalização e a democratização do esporte será importante para o seu crescimento", completou Cláudio Castilho.
Os atletas avulsos deverão entregar 1 kg de alimento não-perecível, a título de inscrição, quando da retirada do número de peito da competição. Os outros participantes do evento também são convidados a fazer a doação. O total arrecadado será destinado para a Casa de Repouso Clério Carvalho, que fica na Rua Castanheira, 156, em Balneário de Carapebus, em Serra.
Programação
7:00 – 6 km masculino/feminino – avulso
8:15 – 10 km feminino – adulto
9:10 – 10 km masculino – adulto
10:00 – Cerimônia de Abertura
10:30 – 500 m masculino – sub-12*
10:50 – 8 km masculino – sub-20
11:30 – 6 km feminino – sub-20
12:10 – 2 km masculino/feminino – sub-16 *
12:40 – 1,5 km masculino/feminino – sub-14 *
13:00 – 6 km masculino – sub-18
13:30 – 4 km feminino – sub-18
Festival infantil
No ano passado, no Parque Cemucam, em Cotia (SP), Justino Pedro da Silva e Núbia de Oliveira Silva (ambos atletas da APA-Petrolina-PE) venceram a categoria adulta da competição, realizada no dia 19 de dezembro. Justino e Núbia completaram os 10 km em 32:54 e 40:09, respectivamente.
Para o Pan-Americano e Sul-Americano de Cross, a CBAt já recebeu a pré-inscrição de atletas do Canadá, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, México, Paraguai e Uruguai. (As informações são da Confederação Brasileira de Atletismo)
Leia também:
> Meio-campista Lucas Piazon é o novo reforço do Botafogo
> Vasco é derrotado pela Juazeirense e cai na Copa do Brasil
> Botafogo anuncia Philipe Sampaio, reforço da era John Textor
> O Vasco ganha opções para o confronto com a Juazeirense
> Aos 15 anos, Aurélia Nobels mira carreira nas pistas na F4
> Flamengo e São Paulo empatem no Brasileiro Feminino
> Flamengo vai mal, mas vence Vasco com golaço no fim do jogo
> Fluminense goleia o Resende e conquista a Taça Guanabara
> Fluminense enfrenta Resende buscando a Taça Guanabara
> SuperBike abre temporada 2022 no Autódromo de Interlagos
> Sucesso na mídia, Supercopa Feminina gera prejuízo a clubes
TAGS: COPA BRASIL | CROSS COUTRY | SERRA | ATLETISMO | FESTA