ESPORTE CAPIXABA
Copa pop: competição agita a manhã de quarta em Vitória
A equipe do Centro Pop de Serra sagrou-se campeã da primeira edição da Copa Pop do ES
Em 21/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O encontro dos times movimentou as arquibancadas do Parque Tancredão na manhã desta quarta-feira (20) e recebeu a presença do prefeito de Vitória Lorenzo Pazzolini, secretários municipais e representantes dos Centro Pop da Grande Vitória e de Cachoeiro de Itapemirim.
A equipe do Centro Pop de Serra sagrou-se campeã da primeira edição da Copa Pop do Espírito Santo, um campeonato de futsal disputado por equipes formadas por pessoas atendidas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop). O segundo lugar com ficou com Vila Velha e, o terceiro com Guarapari.
O encontro dos times movimentou as arquibancadas do Parque Tancredão na manhã desta quarta-feira (20) e recebeu a presença do prefeito de Vitória Lorenzo Pazzolini, secretários municipais e representantes dos Centro Pop da Grande Vitória e de Cachoeiro de Itapemirim.
Na solenidade de abertura, o prefeito de Vitória disse que as torcidas deram um show de alegria, animação e confraternização. Na quadra, aproximadamente 50 atletas corriam não só atrás da bola, de dribles e defesas, mas estavam atrás de mostrar que são capazes de vencer e mudar a atual situação em que vivem.
"Muitas pessoas que participaram, e vieram de outras cidades, como Cachoeiro de Itapemirim, nunca tinham pisado em Vitória. Esse torneio vai além do esporte, é um evento de tamanha importância social, de cidadania, de cultura, enfim, uma integração de pessoas que estão sendo cuidadas para que busquem a ressignificação de suas vidas. Vitória tem o Abrigo Emergencial, que em 1 ano de funcionamento atendeu mais de 330 pessoas e já formou até garçons, que estão no mercado de trabalho", destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.
"Quero mostrar que, independente do passado e da idade, é possível construir uma nova história. É possível erguer a cabeça e seguir atrás de boas oportunidades. Entrar em quadra traz a sensação de vitória e de recomeço", disse o atleta da equipe do Centro Pop de Vitória Robiano General.
Enquanto na quadra os atletas suavam a camisa, fora das quatro linhas era a torcida que dava show. Como integrante da equipe de cheerleaders (animadora de torcida) Ana Ingrid e Poliana de Jesus mostraram que não são apenas coadjuvantes na competição.
Ao lado da quadra ou na arquibancada, Ana Ingrid exibia com orgulho seu uniforme e os passos do grupo.
"Eu sempre quis ser líder de torcida. Aos cinco anos de idade, tentei ser na escola, mas como eu era a maior da sala nunca me deixaram participar. Quem diria que aqui, hoje, eu ia ser uma líder de torcida", falou orgulhosa Ana.
A atendida pelo Centro Pop Poliana de Jesus, também escalada para animar a torcida, disse que representar o Centro Pop na competição foi muito importante.
"O Centro Pop é um espaço que acolhe de verdade com carinho e amor. E é isso que precisamos, então é um prazer representar o equipamento. Estar aqui (no Tancredão, na Copa Pop) me traz esperança", falou Poliana.
Copa Pop
O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social (Semas) em parceria com a Secretaria de Esportes (Semesp) de Vitória.
O coordenador do Centro Pop de Vitória, Mauro Melo, contou que participaram da competição cinco equipes representando os Centro Pop de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim. Ao todo, aproximadamente 50 participantes, entre homens e mulheres.
A secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, parabenizou a todos os municípios participantes da Copa Cop e afirma que possibilitar o acesso da população em situação de rua às políticas públicas garante dignidade e direitos fundamentais. A superação de cada participante faz a iniciativa ser um gol de placa, contribuindo para a integração dos usuários, das equipes e colaborando com o fortalecimento dos serviços ofertados nos Centros Pops dos municípios participantes.
Sandro Parrini, secretário de Esportes e Lazer de Vitória, falou da importância do esporte para o desenvolvimento social.
"Esporte é sinônimo de inclusão, de cidadania e esse é um de seus papéis mais importantes. É muito gratificante podermos realizar no Tancredão, em Vitória, um evento tão bacana e que reflete a importância do esporte para as políticas públicas de desenvolvimento social", afirma Sandro Parrini, secretário de Esportes e Lazer de Vitória. (Secom/PMV)
Leia também:
> Festival de Inverno: Programação esportiva vai agitar Aracruz
> Vila Velha é vice-campeã da 1ª Copa Pop de Futsal do ES
> Ginásio recebe semifinais da Copa Linharense de Futsal
> Copa vai reunir atletas dos centros Pop da Grande Vitória
> Grande final da Copa Viana reúne mais de 2 mil pessoas
> Copa Linhares de Kart acontecerá no próximo sábado (16)
> Copa Pop vai reunir atletas dos centros Pop da Grande Vitória
> Cachoeiro abre novos núcleos esportivos em alguns bairros
> Pedalada de 45 km por Viana marca o aniversário da cidade
> Idosos de Aracruz participam da Superliga da Melhor Idade
> Começa a Copa de Inverno de Beach Soccer em Vila Velha
TAGS: CENTRO POP | VITÓRIA | COPA POP | TANCREDÃO | SEMAS