POLICIA

Coronel da área de inteligência assume comando da Polícia Militar no ES

Esta é a 2ª vez consecutiva que um profissional da área assume o cargo.

Em 09/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Pela segunda vez consecutiva, o comando da Polícia Militar do Espírito Santo vai para as mãos de um coronel da área de inteligência: Marcos Antonio Souza do Nascimento. Uma escolha classificada pelo secretário de Segurança, André Garcia, como simbólica. “Ele tem vivência neste mundo da informação e da integração”, falou.

Garcia se referiu à linha de atuação que vem ganhando destaque na pasta nos últimos anos, com valorização da obtenção e monitoramento de dados e informações e a realização integrada de operações das polícias Civil e Militar.

Faz parte inclusive do projeto defendido em Brasília por Garcia e os demais titulares da Segurança e também pelos governadores da região Sudeste. Eles se reuniram na última quarta-feira (7) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Uma das propostas lá discutidas foi uma integração maior entre os núcleos de inteligência das forças federais, incluindo as forças armadas, com as polícias estaduais. Projeto semelhante ao adotado em grandes eventos realizado nos últimos anos no Brasil, como a visita do papa Francisco e a Copa do Mundo.

O novo comandante tem 49 anos e passou 29 deles na corporação. Nos últimos dois anos esteve à frente da Diretoria de Inteligência. Uma de suas metas será reestruturar os setores de inteligência da PM. “Um comandante tem que estar informado em tempo real”, assinalou Nascimento.

Fonte: G1-Espírito Santo