TEMAS GERAIS

Corrida Juntos Pela Vida reúne mais de mil participantes no ES

Detran disse que intenção é alertar a população sobre violência no trânsito.

Em 17/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A segunda edição da corrida 'Juntos Pela Vida' reuniu mais de mil pessoas na Praia de Camburi, em Vitória, na manhã deste sábado (15), segundo a organização do evento. De acordo com o Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), a intenção do evento era conscientizar a população sobre a violência no trânsito.

Para se inscrever, os corredores fizeram a doação de alimentos não perecíveis. No total, a organização contabilizou 1.533 quilos, que serão doados a duas instituições de caridade. Uma delas será a Casa Projeto Neemias, que cuida da recuperação de dependentes químicos. Os participantes fizeram um percurso de 5 quilômetros.

O vencedor da 2ª Corrida Juntos pela Vida foi Vanderlei da Conceição, com um tempo de 15 minutos e 50 segundos. “Já corro há 8 anos. O clima ajudou muito e consegui ser bi-campeão dessa prova. Quero me dedicar ainda mais”, disse.

Já na categoria feminina, Hellen Fante, ficou em primeiro com um tempo de 20 minutos e 17 segundos. Ela é advogada e corredora há quatro anos. “É muito satisfatório saber que podemos contribuir com alimento e também com a causa. Além disso a  corrida me trouxe mais qualidade de vida”, disse Hellen.

O diretor geral do Detran, Carlos Lopes, ressaltou que a Corrida pela Vida foi um sucesso. Principalmente porque a iniciativa visa a fazer com que as pessoas reflitam sobre a valorização da vida e a segurança do trânsito. “Vamos continuar com as campanhas educativas. Faremos um investimento de R$ 7 milhões para levar esse ensinamento às escolas. Apesar do número de acidentes ter diminuído, o número de vítimas fatais aumentou e isso é muito preocupante”, avaliou.

Dados do Detran apontam que, em 2013, o estado registrou mais de 52 mil acidentes de trânsito entre atropelamentos e colisões. Desse número, cerca de 17 mil com vítimas, sendo 3,5% com vítimas fatais.

O diretor ressaltou que os acidentes ocorrem, em sua maioria, por imprudência e alta velocidade. Com o aumentos dos valores das multas e com as punições como a cassação de carteiras, a expectativa é de que os números de acidentes e de vítimas fatais sejam reduzidos.

Fonte: G1-Espírito Santo