CULTURA
Cortejo do grupo de teatro acontece neste sábado (19)
Última aula do grupo conta com um cortejo na Praça Duque de Caxias, às 10 horas.
Em 19/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha, a oficina de teatro de rua reuniu mais de 50 interessados em suas aulas e será encerrada no próximo sábado (19), às 10 horas, na Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha. O cortejo sairá pela praça cantando sua marchinha e convidando todos os presentes a se juntarem ao grupo. O texto do espetáculo é um fragmento de frases e poemas selecionados pelos próprios alunos e alguns escritos por eles. A apresentação acontecerá em frente ao Teatro Municipal.
O curso, que teve início no dia 25 de novembro, funciona gratuitamente na Casa da Memória todas as quartas-feiras, das 14 às 18 horas, e é aberto à todas as idades.
Ministrada por Anderson Lima, que é ator, produtor e diretor de teatro, a oficina tem encontros dinâmicos, recheados de jogos e cantorias, com aulas de iniciação à prática teatral, técnicas de teatro de rua, treino de malabares, maquiagem artística, técnicas de voz, interpretação e construção de figurino, além de um breve histórico sobre o teatro de rua e suas vertentes.
Anderson explica que a oficina é composta por quatro partes. “Temos a preparação corporal e vocal, interpretação e gesto, figurino, maquiagem e adereços, além de ensaios a partir de jogos e brincadeiras. O objetivo da oficina é estimular a formação de novos artistas em Vila Velha e iniciar um processo de formação de grupos de Teatro de Rua no município”, explica.
Durante a apresentação, a tradição de passar o chapéu será mantida. Mas, desta vez, cada um que contribuir receberá um número para o sorteio de diversos itens recolhidos no comércio do entorno, incluindo uma "Cup Cake Maker", cortesias em restaurantes, tratamentos de beleza, kits de maquiagem, entre outros.
Confira a letra da marchinha:
“Eu sou de Vila Velha, onde se projeta... A Felicidade!
Minha Terra entra em cena e contracena... Com a realidade!
Nessa luta sou mocinho, sou vilão e sou palhaço.
Sou rei, sou escravo, sou mau e sou bom...
Teatro com cheiro e gosto de bombom!"
- composta por Marcílio Dias.
Serviço
Apresentação de Teatro de Rua
Data: 19 de dezembro (sábado)
Horário: 10 horas
Local: Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha.
Fonte:PMVV