POLÍTICA INTERNACIONAL
Covid-19 aumenta e Argentina restringe atividades noturnas
Decreto pede aos governos provinciais que restrinjam movimento de pessoas na madrugada.
Em 10/01/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O decreto pede aos governos provinciais que restrinjam o movimento de pessoas na madrugada e nas primeiras horas da manhã.
A Argentina emitiu um decreto na sexta-feira que autoriza as províncias a restringir as atividades noturnas em uma tentativa de desacelerar a disseminação do covid-19, com autoridades preocupadas com uma nova onda de casos causados por veranistas do hemisfério sul.
As imagens da TV foram preenchidas com praias lotadas e festas ao ar livre, com muitas pessoas sem máscaras ou observando as diretrizes de distanciamento social.
Até quinta-feira, haviam sido registrados 1.690.006 casos de coronavírus no país, com 44.122 mortes. Os dados mostram que as novas infecções diárias mais do que dobraram com o início da temporada de férias de verão na Argentina no final do ano.
Restrições nas madrugadas
O decreto pede aos governos provinciais que restrinjam o movimento de pessoas na madrugada e nas primeiras horas da manhã.
“Temos que estar muito cientes da situação em que estamos”, disse o chefe de gabinete do presidente Alberto Fernandez, Santiago Cafiero, em entrevista coletiva.
“O que fazemos em nível nacional é definir diretrizes e alertar sobre riscos futuros, mas quem deve aplicar as medidas são as autoridades locais. Hoje eles têm o poder de fazer isso. ”
As praias atlânticas que acompanham a populosa província de Buenos Aires estão entre as mais concorridas do país. A Argentina começou uma quarentena estrita e precoce em março, que mais tarde foi flexibilizada, em parte para ajudar uma economia que está em recessão desde 2018. (Reuters)