LAZER
Creas leva famílias para tarde de interação e conhecimento no Projeto Tamar
O passeio fez parte do encerramento das atividades do projeto "A Mesa".
Em 11/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em um clima quente de primavera e ao som dos pássaros, os usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Maruípe foram ao Centro de Visitação do Tamar, na Ilha do Papagaio, na Enseada do Suá, na tarde desta terça-feira (10) e fortaleceram laços familiares e comunitários.
O passeio fez parte do encerramento das atividades do projeto A Mesa, que tem o objetivo de fortalecer o elo entre pais e filhos, aprimorando o diálogo e a convivência nas famílias, e melhorar as relações na comunidade.
Durante dois meses, os usuários do Creas Maruípe participaram de conversas e atividades com as equipes, formadas por assistentes sociais, oficineiros, psicólogos, pedagogos e terapeutas. Nos encontros, que permitiram criar um espaco agradável de interação entre os participantes, eles tiveram a oportunidade de fazer a preparação e o manuseio da salada de frutas e, ainda, puderam conhecer o Parque Botânico da Vale.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Gerência de Proteção Especial de Média Complexidade.
Encanto
Gleison Felipe da Silva Barcelos Gomes, de 17 anos, ficou encantando com o Projeto Tamar: "Estou adorando aqui, nunca tinha vindo. Estou encantado com esse lugar. Gosto de ver e aprender coisas novas".
As primas Josyane Campos da Silva de Almeida e Amanda Nascimento Lopes, ambas com 7 anos, mostraram que gostam muito de tartarugas. "Eu queria pegar a tartaruga no colo e dar muito carinho. Se ela morasse comigo, daria carinho na barriga dela", disse Josyane. Amanda complementou: "Eu queria nadar e brincar com as tartarugas. Ia até levar para a escola".
Leonardo Azevedo Miranda, 32 anos, aprovou o passeio. "Achei importante para conscientizar a população a ter educação ambiental pois, assim, teremos a preservação dos animais marinhos".
Laços comunitários
Assistente social do Creas de Maruípe, Daniele Sarmento dos Santos destacou a importância do projeto. "Proporcionamos esse momento para as famílias em um lugar onde elas nunca estiveram. O projeto 'A Mesa' tem o objetivo de fortalecer os diálogos e os vínculos das famílias acompanhadas pelo Creas de Maruípe que têm seus direitos violados. É importante que os usuários conheçam cada cantinho da cidade e saibam que eles fazem parte dela e estão inseridos".
"A visita ao Tamar faz parte do nosso cronograma de atividades do projeto 'A Mesa', sendo a última ação com as famílias acompanhadas. Realizamos uma série se atividades que têm a ver com os espaços de convivência, construção de convívio e vínculos familiares. Proporcionamos outras formas de ver a cidade, de conviver e provocar esse convívio familiar", disse a coordenadora do Creas de Maruípe, Cristiane Pecine dos Santos Müller.
Fonte:PMV