TEMAS GERAIS
Cresce demanda por destinos domésticos na alta temporada.
Turistas brasileiros demonstram maior interesse por destinos brasileiros.
Em 15/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A soma de fatores como a visibilidade conquistada pelos destinos nacionais durante a Copa do Mundo de 2014, os investimentos para a Olimpíada do Rio e a alta do dólar em relação ao real tem levado turistas brasileiros e estrangeiros a conhecer melhor os destinos dentro do Brasil. Dados da Sondagem do Consumidor, pesquisa mensal do Ministério do Turismo, mostram que entre as pessoas que desejam viajar nos próximos seis meses, 77,6% o farão dentro do País.
Este índice é o mais alto registrado para o mês de setembro nos últimos cinco anos e também representa o terceiro ano consecutivo em que o valor cresce. “Neste momento desafiador da economia, o turismo é um dos segmentos que responde mais rápido com geração e emprego e renda para os brasileiros”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
A pesquisa mostra ainda o aumento do interesse pelo veículo particular como meio de transporte. Entre os turistas com até 35 anos que planejam viajar nos próximos meses, 49,5% escolheram fazer o passeio de carro – crescimento de 81,3% em comparação a igual período do ano passado.
Procura por viagens aéreas
Entre todas as faixas etárias pesquisadas, o avião continua a ser o meio de transporte preferido dos viajantes brasileiros, escolhido por 51,8%. Na sequência aparece o carro (30%) e o ônibus (14%). A Região Nordeste lidera a intenção de viagem no País, escolhida por 39% dos viajantes. Em segundo lugar aparece o Sudeste (30%), seguido pelo Sul (21%).
A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é um estudo do Ministério do Turismo que mede a intenção de viagem nos próximos seis meses em sete capitais: Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife.
Fonte: Ministério do Turismo