SAÚDE
Cresce o número de homens que buscam cirurgia de vasectomia em Vitória
A cirurgia é ofertada pela Semus para homens com mais de 25 anos.
Em 02/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cresce cada vez mais o número de homens que fazer a cirurgia de vasectomia em Vitória. Desde a implantação dos Serviços de Referência em Direitos Sexuais e Reprodutivos de Vitória, no Centro Municipal de Especialidades de São Pedro (CMESP), em setembro de 2015, foram realizados mais de 280 procedimentos, de acordo com dados do último levantamento.
Para incentivar os interessados a procurar o procedimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) facilita o acesso ao procedimento e dá a possibilidade de fazer a cirurgia em ambulatório, sem necessidade de internação.
A cirurgia é ofertada pela Semus para homens com mais de 25 anos ou que já tenham pelo menos dois filhos. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar a unidade de saúde mais próxima, onde deverá participar das ações do programa de planejamento familiar, e será encaminhado ao Centro de Especialidades para avaliação do urologista.
Vasectomia
A vasectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na interrupção do fluxo dos espermatozoides de onde são produzidos - nos testículos - até as vesículas seminais, onde permanecem para serem ejaculados, através da ligadura do canal deferente.
Os candidatos à vasectomia devem ter mais de 25 anos e, pelo menos, dois filhos, assim como manifestar o desejo de realizar o procedimento cirúrgico.
"Como é um método cirúrgico definitivo, é preciso ter em mente que é a última opção dos métodos anticoncepcionais. O homem é acolhido e, após uma entrevista multiprofissional, na qual oferecemos esses outros métodos e aconselhamento, ele é encaminhado para tal, se persistir a vontade em realizar o procedimento", afirma o médico urologista Carlos Segall.
Como é o procedimento
Segundo ele, a vasectomia é um procedimento simples, em que o homem sofre um pequeno corte (3 mm) no escroto, através de anestesia local, e o cirurgião corta e liga as extremidades do canal deferente, causando, então, uma obstrução mecânica do fluxo dos espermatozoides. "O procedimento dura em torno de 30 minutos e o paciente, poucos minutos depois, já vai por conta própria para sua residência", conclui.
A Prefeitura de Vitória segue a Lei Nacional do Planejamento Familiar (nº 9263/96) e tem como meta realizar 20 cirurgias mensalmente. O paciente deve assinar um termo de manifestação da vontade do método. Depois, é preciso cumprir o prazo de 60 dias de aceitação do método antes da cirurgia, conforme estabelece a lei.
Outros serviços
O Centro de Especialidades de São Pedro também disponibiliza o serviço de Integração Ensino-Serviço na Atenção Especializada. A oferta é realizada em parceria com a Faculdade Multivix-Vitória para a formação de profissionais de saúde e melhoria no atendimento aos usuários.
Com isso, mais especialidades médicas são ofertadas, como endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia e alergologia, proporcionando à população uma média de mais 360 atendimentos/mês na rede.