NEGÓCIOS
Cresce o número de microempreendedores em Vila Velha/ES.
O crescimento se deve ao trabalho de fomento à formalização realizado com várias entidades no município.
Em 27/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No primeiro semestre deste ano cresceu em 29% o número de microempreendedores em Vila Velha em relação ao mesmo período em 2014. Para a coordenadora do Centro do Empreendedor da Prefeitura de Vila Velha este aumento reflete o trabalho de fomento à formalização de negócios. Salienta que por meio de eventos, capacitações e atendimento no Passando a Limpo muitos empreendedores tem entendido a importância da formalização.
“Mantemos um guichê no protocolo da Prefeitura e além disto, com apoio de várias entidades, como o Sindimicro, Aderes, Shell Iniciativa Empreendedora, Fórum das Entidades Empresariais de Vila Velha (FEVV) e Sebrae, realizamos eventos fomentando a formalização”, explica Andresa.
Microempreendedor: O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI é necessário faturar no máximo de R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
Entre as vantagens oferecidas por lei destacam-se: CNPJ imediato, salário maternidade, aposentadoria, auxílio doença, participar de licitação pública, possibilidade de acesso a empréstimo bancário com menores taxas, entre outros. Além disso, o MEI é enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL).
Saiba mais: http://www.vilavelha.es.gov.br/paginas/desenvolvimento-sustentavel-quero-fazer-minha-inscricao-no-mei
Confira os números:
2012 – 4.296
2013 – 4.751
2014 – 5.026
2015 até julho: 3.505
Fonte:PMVV