EDUCAÇÃO
Crianças de Cmei lançam livro As aventuras da Ilha de Vitória
História foi escrita pelas próprias crianças em parceria com a escritora Eliana Zandonade.
Em 19/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Na cerimônia de lançamento do livro, os pequenos realizaram uma apresentação musical cheia de significado e afeto, com direito a camisas personalizadas e coreografia.
Um momento histórico que ficará marcado para sempre na memória das 22 crianças do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubem Braga, que fica em Monte Belo. A turma realizou na manhã de sexta-feira (16) o lançamento do livro coletivo "As aventuras da Ilha de Vitória", uma história escrita pelas próprias crianças em uma parceria com a escritora Eliana Zandonade.
Na cerimônia de lançamento do livro, os pequenos realizaram uma apresentação musical cheia de significado e afeto, com direito a camisas personalizadas e coreografia. O evento contou com a presença dos familiares e responsáveis pelas crianças, tornando o momento ainda mais especial para todos.
O livro traz uma história divertida e envolvente construída a partir do imaginário genuíno das crianças, em que a Ilha de Vitória se desprende de suas pontes em busca de aventuras. Além disso, todas as ilustrações contidas nos exemplares também são de autoria dos pequenos.
Para chegar a esse resultado foram realizados diversos encontros, diálogos e até uma entrevista coletiva com a escritora Eliana Zandonade, além de pesquisas, saídas pedagógicas e exibição de vídeos. A ideia era estimular a imaginação e criatividade das crianças, de forma que pudessem criar possíveis aventuras para a Ilha de Vitória, personagem central do livro.
"Em nosso nosso projeto de Literatura Infantil "Ler, contar e encantar", estávamos conhecendo o autor Rubem Braga, que dá nome ao nosso Cmei. Desse autor, as crianças ouviram histórias e crônicas, fizeram reescrita, produziram textos verbo-visuais. Um dia convidamos a Escritora Eliana, que chegou contando histórias para as crianças e estimulando a produção de texto oral. Ela viu potencial na turma e trouxe uma ideia de que a Ilha de Vitória se desprendia de suas pontes em busca de aventuras. A partir daí, cada criança teve a oportunidade de contar para quais lugares a ilha poderia passear. A partir das histórias contadas pelas crianças e gravadas em áudio pela professora, ela transcreveu o texto e costurou a história com muito cuidado e afeto", explicou a professora do grupo 6, Ana Lucia Matos.
A escritora fez questão de ir até a unidade de ensino prestigiar o lançamento do livro.
"É uma emoção muito grande estar com vocês aqui hoje. Quando tivemos a ideia e seguimos em frente com essa proposta, sabíamos que seria um desafio, e ver o resultado aqui hoje e poder compartilhar com vocês, faz valer cada segundo. Uma ideia que surgiu a partir de uma memória minha de infância, e a partir dela fomos desenvolvendo uma história a partir da pura imaginação deles", disse Eliane Zandonade.
Quem também esteve presente para ver de perto a conquista das crianças foi a secretária de Educação, Juliana Rohsner.
"Lançar um livro é algo muito importante, é algo que muda o mundo, e hoje vocês estão lançando um livro feito por muitas mãos e que será lido por muitas mãos. Estou muito feliz por estar aqui hoje e por poder acompanhar esse momento com vocês. Acreditamos que a escola é um espaço de felicidade, autonomia, protagonismo, de construção de aprendizagem e também de convivência. E o Cmei Rubem Braga nos enche de orgulho e é uma referência na nossa cidade. Aos pais, deixo o recado que vocês podem ter certeza, seus filhos serão acolhidos com carinho e segurança em nossas Emefs, dando continuidade a esse trabalho de excelência que vocês encontram em nossos Cmei", disse a Secretária.
Orgulho
Ao fim do evento, as crianças tiveram um momento para dar autógrafos, como verdadeiros escritores, além de cada um deles levar um exemplar do livro para casa. O momento foi compartilhado e celebrado pelos pequenos, seus familiares e pela equipe escolar.
"Foi maravilhoso e muito gratificante. Vejo nos olhos dela como ela está feliz neste momento. Esse Cmei é incrível, possui uma equipe dedicada e sempre acompanhando de perto e nos atendendo com qualidade", afirma a Elaine Silva, mãe da Valentina.
"O mais interessante de todo esse processo foi ver ele chegando em casa em vários dias contando das coisas que vinham fazendo, feliz e orgulhoso. Ele está aqui desde os seis meses, e sempre fomos bem acolhidos e bem recebidos. Fico muito feliz de ver ele concluir essa fase aqui no Cmei Rubem Braga", disse Thais Oliveira, mãe do Estevão. (Secom/PMV)
Leia também:
> Evento da UNESCO debate sobre Educação Básica no Brasil
> Polo UAB de Vila Velha abre inscrição para graduação
> Vitória nomeia mais profissionais para atuar na rede de ensino
> Cariacica: Educação divulga lista de contemplados para escolas
> Novas oportunidades de qualificação na plataforma Vix Cursos
> Sedu realiza reunião de acolhimento em Escola de Aracruz
> Escola de Aracruz inicia distribuição de cestas básicas
> UniversidadES lança cursos livres on-line em parceria com Ifes
> Escola para cientistas tem inscrições abertas para curso superior
> Vila Velha passa a ter o melhor salário para professores
> Cariacica: Alunos são aprovados em cursos profissionalizantes
TAGS: VITÓRIA | CMEI | HISTÓRIA | LIVRO | CRIANÇAS