EDUCAÇÃO
Crianças promovem ações em defesa do mangue em Vitória
Crianças de Inhanguetá estão vivenciando "O Manguezal é o meu quintal" em salas de aulas.
Em 13/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os projetos "O Manguezal é o meu quintal" e "Inteiro ambiente", respectivamente, foram as grandes protagonistas da ação de limpeza e revitalização do manguezal, que é vizinho do Cmei Yolanda Lucas da Silva., em Vitória
Aprendendo a cuidar para transformar o agora e o futuro. As crianças dos grupos 4 e 5 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Yolanda Lucas da Silva, em Inhanguetá, que estão vivenciando em sala de aula os projetos "O Manguezal é o meu quintal" e "Inteiro ambiente", respectivamente, foram as grandes protagonistas de uma ação de limpeza e revitalização do manguezal, que é vizinho da unidade de ensino, realizada nesta sexta-feira (12).
"As crianças viram que o manguezal estava sujo, cheio de lixo, desenvolveram um projeto e essas pessoas que estão aqui hoje souberam do trabalho de vocês para ajudar e fazer o mindinho feliz, como vocês sabem. Essa é uma ação muito esperada por essa comunidade, que começou dentro do Cmei, mas está chegando nas casas das pessoas multiplicado pelas crianças. Cuidar é importante para o mundinho ser feliz", disse a diretora do Cmei, Zenaira Ramos.
A atividade envolveu profissionais da Educação e crianças do Cmei Yolanda Lucas da Silva, além de equipes da Central de Serviços, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e Secretaria de Educação (Seme) em uma manhã de ensinamentos, aprendizados, trabalho e muita fofura no manguezal de Inhanguetá.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação, Juliana Rohsner, participaram da ação. Foto: Carlos Antolini/PMV
Presente na ação, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, chamou a atenção para o papel de multiplicadores das crianças junto a suas famílias e comunidades para o cuidado com o manguezal e o meio ambiente.
"Esta é uma ação integrada de três secretarias trazendo conscientização e principalmente a formação de uma nova geração consciente dos seus deveres para a preservação do meio ambiente. Estamos aqui trazendo educação, conscientização e, principalmente, uma ação que chegará às famílias, porque essas crianças irão conversar com os pais, levar para casa os ensinamentos e teremos uma cidade melhor, um meio ambiente mais equilibrado e um desenvolvimento sustentável cada vez mais destacado na cidade de Vitória", destacou.
Após a limpeza da área do manguezal, as crianças pintaram pneus que serão utilizados para o plantio de mudas e servirão como uma barreira de proteção para que as pessoas não descartem lixo dentro do ecossistema, que é berçário de diversas espécies de animais aquáticos e fonte de renda para famílias.
"Essa integração entre o trabalho do Cmei, com a coordenação de Educação Ambiental da Seme, a Secretaria de Meio Ambiente e a Central de Serviços é muito potente. Essas crianças estão transformando a comunidade onde elas vivem e isso é fruto do trabalho pedagógico desenvolvido pelos profissionais que atuam na unidade de ensino. É uma alegria ver isso de perto e ouvir das crianças tantas falas que nos enchem de esperança, sabendo que estamos formando uma geração muito melhor que a nossa", afirmou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Leia também:
> Cariacica terá polo EaD com cursos oferecidos pela Ufes
> Linhares: Projeto de escola estimula a prática de atividades
> Mais de 9 mil estudantes recebem hoje Bolsa Permanência
> Inscrições para o Fies do segundo semestre terminam hoje
> Dia do Estudante: homenagens para os alunos de Cariacica
> Aracruz: estudantes ganham bolsa integral no Instituto Ponte
> Aula inaugural na unidade móvel capacita os vianenses
> Saúde na escola reforça ações de prevenção para alunos
> Prefeitura de Viana abre vagas para cursos profissionalizantes
> Aula inovadora com tablets encanta estudantes em Vitória
> Qualificar ES abre 11.040 vagas para cursos presenciais
TAGS: VITÓRIA | MANGUEZAL | CEMEI | INHANGUETÁ | EDUCAÇÃO | AMBIENTAL