TEMAS GERAIS
Crianças usam pulseiras de identificação em praias do ES
Para que os pequenos não fiquem perdidos, pais aderiram às pulseiras.
Em 08/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para que as crianças não fiquem perdidas nas praias, pais tem aderido às pulseiras de identificação no litoral do Espírito Santo. Em Vitória, o material é fornecido pela própria prefeitura, que usa uma demarcação de cores que identificam pontos de encontro entre pais e crianças perdidas. Já em Guarapari, alguns pais tem comprado o material e escrito o nome e contato dos responsáveis.
Na Praia do Morro, em Guarapari, somente um dos postos de guarda-vidas recebe 15 crianças perdidas todos os dias. Segundo o guarda-vidas Ubaldo Gomes Moreira Neto, geralmente são os turistas que levam os pequenos até o posto de salvamento. "Antigamente tinha um órgão com competente que era os Anjos da Praia. A gente deixa a criança aqui até encontrar os pais", disse.
Elis, de quatro anos, se perdeu dos pais durante o passeio na praia. A menina foi levada por banhistas até a barraca dos guarda-vidas. Em 15 minutos, a mãe de Elis encontrou a criança. "Ela estava com as irmãzinhas e subiu para ir ao banheiro, acabou se perdendo. Mas foi por pouco tempo, só que foi um susto", disse a enfermeira Viviane Pereira.
Com a praia cheia e o calor, as crianças correm para o mar e ficam à vontade. A agente comunitária Mislene Ramos Martins contou que não deixa a filha sozinha. "Deixo ela sozinha não, ela está com minha cunhada agora, porque morro de medo. Fico do lado, segurando a mão. Porque como aqui tem muita gente, é muito perigoso perder os meninos", contou.
Em uma loja do município, a procura por pulseiras de identificação dobrou nas últimas semanas. De acordo com a vendedora, Joselli Rodrigues, cada uma sai por cerca de R$0,30. "Principalmente nesse mês de janeiro que tem muitos turistas na cidade, a cidade fica cheia, então para a própria segurança dos pais e das pessoas que estão responsáveis pelas crianças, eles procuram bastante as pulseiras de identificação", explicou.
Vitória
Desde o verão de 2014, os guarda-vidas de Vitória, começaram a distribuir pulseiras localizadoras coloridas para crianças nas praias da capital. O objetivo é identificar os meninos e meninas com maior facilidade e distribuir por meio de cores os pontos de encontro entre pais e crianças perdidas. As pulseiras têm seis cores diferentes e são colocadas em crianças de até 12 anos.
A cor de cada pulseira é a mesma das bandeiras fixadas em cada posto localizador disposto em toda a areia da praia. Ao todo são seis diferentes cores para evitar possíveis enganos. Os pontos foram distribuidos nas praias de Camburi, Ilha do Boi e Ilha do Frade.
Para o secretário de Segurança Pública de Vitória, Fronzio Calheira Mota, a medida contribui com o trabalho do guarda-vidas. "É uma forma de você distrair o guarda-vidas, ele perde muito tempo com essa história de crianças perdidas e acaba perdendo o foco da água, que é o principal função dele. Isso otimiza esse trabalho das crianças serem achadas pelos seus pais", disse.
Fonte: G1-Espírito Santo