CENÁRIO EMPREENDEDOR

Criar negócios saudáveis e manter pessoas felizes.

O grande desafio é compatibilizar a satisfação dos funcionários com os bons resultados nos negócios.

Em 28/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

É comum encontrar por aí executivos sendo induzidos a optar por modelos de administração pautados no incremento da complexidade na condução dos negócios. Acabam por criar ambientes que geram mais obstáculos para o desenvolvimento da organização do que o mercado, a concorrência e as dificuldades naturais do próprio negócio. Essa complexidade forma armadilhas onde, na maioria das situações, o criador passa a ser dependente da criatura. Significa que essas modalidades poderão até funcionar por um breve tempo, mas, são extremamente nocivas à sustentação de qualquer empresa.
Essa acaba sendo a porta ideal para a entrada de um executivo lúcido, com raciocínio rápido e moderno, apresentando soluções pontuais, com mentalidade de transformação relevante, simplificando o que está complicado, estabelecendo um clima agradável no ambiente organizacional, capaz de tornar o negócio saudável, mantendo pessoas felizes.

Recentemente, tive a satisfação de ler o livro do autor João Rached, cujo título, “Capitalismo Light: O desafio de construir e manter negócios saudáveis e pessoas felizes” traduz o enorme desafio das empresas e seus administradores na era moderna que, inclusive, já virou tema de uma das minhas palestras.

O conteúdo mostra que o objetivo do autor segue na direção do estímulo à reflexão sobre a administração bem sucedida de negócios em harmonia com a condução das pessoas envolvidas. A ideia é inspirar, de maneira simples e objetiva, ao questionamento sobre a melhor forma de alcançar a excelência por meio das pessoas, facilitando a geração de resultados financeiro e social adequados à missão, visão e valores das empresas.

No meu modesto entendimento, é um caminho absolutamente possível de ser seguido, interagindo e envolvendo pessoas de atitude positiva, plantando ideias para colher conhecimentos e respeito às relações humanas e trabalhistas. Promover ajustes nas habilidades para a construção de relacionamentos confiáveis e duradouros. Estabelecer o equilíbrio e o domínio da arte da negociação, mesmo nas mais adversas situações e consequências.

Neste sentido, inclui-se, fundamentalmente, a comunicação compreensível como ferramenta de engajamento, levando em consideração a importância do reconhecimento ao trabalho da equipe, ouvindo o que cada pessoa na empresa tem a dizer. Essas são algumas das boas práticas de administração associadas a um ambiente que proporcione o desenvolvimento profissional e pessoal de cada funcionário refletindo, positivamente, nos resultados das empresas e acionistas.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.