NEGÓCIOS
Criatividade traz aumento de até 50% em vendas para o Carnaval
Treinar equipe, oferecer combos e aproveitar o ritmo do folião
Em 19/02/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Carnaval é um dos feriados mais esperados pelos brasileiros e é quando os olhos do mundo se voltam para as cores, alegria e peculiaridades de nossa cultura. O feriado mexe com o imaginário nacional e não é diferente com os capixabas. Por conta disso, os preparativos para curtir o Carnaval da forma criativa e personalizada estimulam as vendas em diversos setores. Empreendedores de negócios relacionados a acessórios e maquiagem, por exemplo, chegam a vender até 50% a mais nessa época do ano.
É o caso de Laila Castiglioni, proprietária da loja de acessórios Miss Girassol. Há seis anos ela investe em uma coleção anual específica de Carnaval, com acessórios temáticos para compor fantasias.
“Investimos em mão de obra, material, qualidade e diferencial para o Carnaval, mas o retorno sempre vale a pena. Nossa expectativa é que as vendas de agora, até o Carnaval, aumentem em 50%”, afirmou.
Outro segmento que também aproveita o tema carnavalesco para atrair novos consumidores é o de maquiagem. A empresária Maya Meneghelli, à frente da Chic Make Up, conta que, com a chegada do Carnaval, o aumento nas vendas de produtos relacionados à maquiagem artística cresce em até 30%.
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“Glitter, bases coloridas e maquiagens a prova d´água são muito procurados”, conta Maya, que também comenta sobre o público que a procura. “Além de foliões que vão curtir no Estado, tem aqueles que se preparam para viajar, artistas e performistas e integrantes de escolas de samba”, ressaltou a empreendedora, que há dois anos é acompanhada pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, que dá suporte para a organização de pequenos negócios.
Para a coordenadora de atendimento do Sebrae ES, Silvia Anchieta, fazer um diagnóstico de feriados sazonais e público-alvo de seu negócio é importante para desenvolver estratégias que aumentem as vendas em épocas temáticas e significativas.
“O Carnaval é um feriado que estimula o consumo, pois é um período em que todos querem, de alguma forma, se divertir e se programam para gastos extras. Então, o empreendedor deve usar a criatividade para agregar esse público, de acordo com sua proposta de negócio”, orientou.
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Silvia Anchieta ressaltou que, com criatividade e bom humor, é possível trabalhar para que o Carnaval favoreça diversos tipos de atividades. “É um feriado que tem como conceito alegria e diversão e você pode adaptá-lo a várias vertentes, de acordo com seu público e atividade. Desde aumentar o potencial estético e convidativo de seu estabelecimento, quando é rota da folia, até propor uma programação para um público que não costuma pular Carnaval, mas que pode ser conquistado por uma proposta irreverente”, apontou.
Confira dicas para conquistar clientes no Carnaval:
Equipe:
· O time de atendimento deve ser identificado – para facilitar visualização em lojas de maior movimento;
· Vale engajar e motivar os funcionários, até com melhoria de comissão, para que sintam-se estimulados a trabalhar em um período festivo;
· A equipe deve ser treinada para atuar em momentos de pico, de modo a atender às necessidades do cliente com agilidade e eficiência.
Produto/Serviço:
· Oferecer combos e kits ajuda a cativar o cliente. Exemplo: ao comprar a bermuda, leva também uma máscara ou kit de maquiagem com glitter;
· Serviços de hospedagem podem oferecer mimos como adereços carnavalescos, confetes e serpentinas;
· Lojas de roupas devem se preocupar em repor o estoque com a grade completa de tamanhos e cores para não frustrar os clientes;
· Inovar na apresentação. Exemplo: ao vender sanduíche na rua, ofereça álcool em gel para a higiene das mãos.
Local:
· Ponto de venda deve ser organizado, pois organização remete à velocidade no atendimento e resulta em melhores vendas;
- Uma ornamentação cuidadosa, sem poluição, agrada aos olhos e atrai clientes.