ESPORTE NACIONAL

Cuca mostra criatividade e recupera confiança do Palmeiras.

Com quinta escalação diferente em cinco jogos, técnico comanda equipe consistente.

Em 01/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Fim do jejum, embalo para o clássico e tranquilidade – ao menos pelos próximos dois dias. O Palmeiras cumpriu o dever de casa ao vencer o Rio Claro por 3 a 0 nesta quinta-feira, no Pacaembu, e encerrou o jejum de quatro derrotas consecutivas do técnico Cuca. 

Com a quinta escalação diferente em cinco jogos à frente do Verdão, o treinador, enfim, assistiu a uma equipe consistente, que não sofreu riscos para superar e rebaixar o time do interior no Campeonato Paulista. Cuca mostrou criatividade ao buscar mais uma opção em um elenco considerado grande, e para o qual ele próprio já pediu reforços. 

Palmeiras começou o jogo com Alecsandro e Barrios juntos em campo (Foto: Arte)

A opção por Alecsandro e Lucas Barrios jogando juntos não era esperada – e foi ensaiada nos treinos fechados à imprensa em Atibaia, cidade onde a equipe se refugiou nesta semana após a goleada sofrida para o Água Santa.

O paraguaio foi posicionado como referência no setor ofensivo, onde costuma jogar, enquanto Alecsandro foi recuado para o meio-campo, atuando ao lado de Robinho e Gabriel Jesus, que deu um susto em todo mundo ao cair desacordado no gramado após choque de cabeça

Com Jean pela lateral direita, o Palmeiras aumentou sua força ofensiva. As constantes chegadas ao ataque, combinadas a um meio-campo equilibrado na marcação com Matheus Sales e Arouca, fizeram com que o Verdão pressionasse o Rio Claro desde o início. Com 10 minutos de jogo, a equipe já havia finalizado cinco vezes.  Além de se movimentar bem, o Palmeiras ainda contou com a marcação falha do Rio Branco, principalmente no jogo aéreo. Foi em uma cobrança de escanteio aos 44 minutos do primeiro tempo que Alecsandro tirou o zero do placar – chegando ao seu sexto gol na temporada. Um fato importante para a equipe recuperar a confiança: nos últimos três jogos, o Verdão havia partido para o vestiário perdendo por dois gols para Audax, RB Brasil e Água Santa.O ímpeto ofensivo não foi o mesmo na etapa complementar, mas não havia motivo para se preocupar. Calmo com a vantagem no placar, o Palmeiras construiu os meios para ampliar a vantagem – com um golaço de Gabriel Jesus e cabeçada de Rafael Marques, no fim. 

O segundo tempo foi mais importante para Cuca pensar alternativas para o clássico contra o Corinthians, domingo, já que ele não terá Matheus Sales, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Thiago Santos, que também substituiu o garoto nesta quinta, é o favorito para assumir a vaga e manter a segurança da marcação.

Palmeiras teve entrada de Thiago Santos - que pode ser alternativa no Dérbi (Foto: Arte)

Conversas, trabalhos psicológicos e quaisquer outros fatores externos agora dão lugar à tranquilidade para Cuca continuar estudando alternativas dentro de campo. 

– Conversamos muito para resgatar este grupo, que, em alguns momentos, fez boas partidas e, nos últimos jogos, realmente tinha ficado em situação desconfortável. O importante era recuperar a confiança e o emocional. As coisas vão clareando para a avaliação que está sendo feita – afirmou o diretor de futebol Alexandre Mattos.    

A preocupação com a zona de rebaixamento do Paulistão ficou para trás, já que o Palmeiras abriu cinco pontos para o XV de Piracicaba, primeiro dentro do Z-6. Com 18 pontos, na segunda colocação do Grupo B, o Verdão depende somente de si para avançar às quartas de final do estadual. 

No mesmo Pacaembu onde Alberto Valentim comandou uma equipe que foi firme a partir do intervalo para vencer o São Paulo por 2 a 0 no dia 13 de março, Cuca tentará criar um time equilibrado durante os 90 minutos. Como o próprio treinador deixou claro, o trabalho ainda está no início, mas o alívio da primeira vitória já é um grande passo. 

Fonte: GE