SAÚDE
Cuidados com a saúde ao reaproveitar e reservar água.
A falta de chuva e conseqüente crise hídrica.
Em 06/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A falta de chuva e conseqüente crise hídrica estão levando muitos moradores a usarem de criatividade para reutilizarem água. O reaproveitamento desse bem precioso tem sido feito com água da chuva ou com o que sobra da máquina de lavar roupa e até mesmo do ar condicionado Mas a Secretaria de Saúde da Serra (Sedu) alerta que é preciso ter uma série de cuidados para não colocar a saúde em risco.
O reaproveitamento da água da máquina de lavar, por exemplo, serve para lavar calçadas e tapetes e limpar pisos internos da casa.
Já a água da chuva, além das mesmas utilidades da água da máquina de lavar, pode servir também para lavar o carro, regar as plantas, entre outros tipos de uso. É importante destacar que a água da chuva é limpa, ser for captada diretamente, sem antes de passar pelo telhado e calhas. As calhas devem ser mantidas limpas e sempre é bom ter um sistema de captação adequado.
Outros cuidados são necessários para o armazenamento dessa água em baldes, tonéis e caixas d’água, entre outros depósitos. Para que o morador não deixe um criadouro do Aedes Aegypti, os utensílios devem ser sempre cobertos ao final da captação. O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue, da febre Chik e da febre Zika.
Também deve-se ter cautela, pois a água contaminada pode conter um grande número de agentes causadores de doenças, tais como a diarréia, gastroenterite, hepatites A e E, cólera, giardíase, amebíase, verminoses, febre tifóide, toxoplasmose e outras. Essas doenças podem se agravar e colocar em risco a vida da pessoa, dependendo da sua situação de saúde.
Os recipientes onde é armazenada a água da chuva ou da máquina de lavar devem ser higienizados uma vez a cada três ou quatro meses. Vale lembrar que a água coletada é imprópria para consumo humano. Essa água nunca deve ser ingerida ou utilizada para tomar banho ou lavar frutas e verduras louças.
Para obter informações sobre a contaminação por água de poços ou captadas, o morador deve ligar para Vigilância Ambiental em Saúde do município, no telefone 3281-9358.
Veja como higienizar seu reservatório de água:
1) Programe a higienização da caixa d’água: feche o registro e use a água da caixa até que ela esteja quase vazia. Evite o desperdício;
2) Feche a saída de água da caixa. Esfregue as paredes e fundo da caixa utilizando panos, escova macia ou esponja de primeiro uso. Não use sabões ou detergentes;
3) Retire a água que restou da limpeza usando panos de primeiro uso e balde, deixando a caixa totalmente limpa;
4) Faça uma solução na proporção de 1 litro de água sanitária (sem alvejante) para cada 1.000 litros de água, ou ½ litro de água sanitária para 500 litros de água;
5) Mantenha as paredes e fundo da caixa umedecidos com essa solução por duas horas. Esse procedimento é importante para a desinfecção da caixa;
6) Após esse tempo, deixe toda essa solução escoar abrindo as torneiras e esvaziando a caixa totalmente;
7) Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais e insetos;
8) Abra o registro de água e deixe a caixa encher.
Fonte:PMS