CIDADE
Cultura divulga programação completa do Viradão Vitória
O Viradão Vitória ocorrerá nos dias 28 e 29 deste mês, no Centro Histórico.
Em 20/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A quarta edição do Viradão Vitória promete atrações e atividades para todas as idades. Além dos shows locais e nacionais tão aguardados pelo público, a programação deste ano conta com teatro, contação de histórias, performances artísticas, entre outras ações. O Viradão Vitória ocorre nos dias 28 e 29 deste mês, no Centro Histórico.
Além das atrações nacionais Duda Beat, Baiana System, Trio Virgulino, Dead Fish e Liniker e os Caramelows, o evento traz novidades, como os novos festivais de forró e de hardcore, além do já tradicional Festival de Bandas Novas. Todos os 38 artistas locais que se apresentarão no Viradão foram selecionados por edital. A praça Ubaldo Ramalhete vai receber um lounge para que o público possa curtir os shows de jazz, chorinho e roda de samba.
No Parque Moscoso, haverá uma programação voltada ao público infantil, com apresentação de teatro, contação de histórias, capoeira, danças contemporâneas, urbanas, entre outros.
A gastronomia tem um espaço reservado nesta edição. O Festival de Food Trucks vai trazer 12 carros com diferentes preços e opções, dentre elas, sanduíches, batata, pizzas, crepes, churros, entre outros.
O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, destaca que a equipe de produção do Viradão Vitória deste ano trabalhou pela diversidade, trazendo atividades para todas as idades e gostos. “Se há uma palavra que possa resumir a Virada Cultural, essa palavra é diversidade, seja ela relativa às atrações culturais, seja ela relativa às linguagens que o evento contempla. A Semc cumpre seu papel de fomentar cultura e arte em todos os níveis e para todas as pessoas, indistintamente”, conta o secretário.
Programação
As atividades do Viradão Vitória vão ocorrer por todo o Centro de Vitória, começando às 18 horas no sábado (28) até as 20 horas do domingo (29).
Vão ocorrer atividades na Casa Porto, na Fafi, na rua Quintino Bocaiuva e na Sete de Setembro, nas praças Ubaldo Ramalhete, Costa Pereira e Oito, na Escadaria São Diogo, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro Cultural Sesc Glória, na Biblioteca Municipal e no Parque Moscoso.
MAIS NOTÍCIAS
8 dias de ações voluntárias para comemorar aniversário de Vitória
Oito dias de voluntariado voltado para o meio ambiente, saúde, educação alimentar, assistência e também lazer e convivência familiar e comunitária. Organizações e pessoas cadastradas na Rede Vitória do Bem desenvolveram uma programação especial, envolvendo crianças, adultos e idosos de toda a cidade, em comemoração pelo aniversário de 468 anos da cidade.
É a Semana do Bem, um conjunto de ações em diferentes pontos da cidade, que se estende deste sábado (21) até o dia 28. A programação tem por objetivo fortalecer o movimento de voluntariado na capital, divulgar a Rede Vitória do Bem e mostrar como a contribuição de cada um pode construir uma cidade mais feliz e mais humana.
Limpeza
A programação começa com a participação dos voluntários na limpeza das praias da Ilha do Frade, neste sábado (21), quando é celebrado o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day).
Programação terá início com limpeza da Ilha do Frade . Foto: Mariana Garcia - Secom/PMV
"Queremos chamar a atenção dos frequentadores e dos moradores que admiram a beleza das praias para a importância de cuidar desse cenário para que continue lindo e vivo", disse a diretora de Meio Ambiente da Associação de Moradores da Ilha do Frade (Samifra), Talita Guimarães.
Santo Antônio
No domingo (22), balões coloridos vão sinalizar o movimento na praça Estella Coimbra. A ação, realizada pelo Movimento Comunitário de Santo Antônio, será dedicada à terceira idade e oferecerá atividades físicas, música, orientações sobre saúde e oficinas de beleza.
Oficina de bonecas
Nos dias 23 e 25, em ações voltadas para os servidores municipais, e 28, no Horto de Maruípe, a professora e artersã Rogéria Aguiar vai conduzir oficinas de bonecas Vida, feitas em crochê. A ideia é capacitar os participantes para a confecção das bonecas, que serão doadas para pequenos em tratamento no Hospital Infantil.
Oficina de boneca também faz parte da programação. Foto: Douglas Schneider- Secom/PMV
"Quero envolver mais pessoas nesse gesto de carinho com nossas crianças em tratamento contra o câncer", diz Rogéria.
Pessoas em situação de rua
No dia 26 (quinta-feira), a ação é voltada para pessoas em situação de rua. É o projeto Compartilhando Amor, realizado pela Igreja Batista da Praia do Suá. Voluntários ajudam a preparar e servir refeições e ainda atuam na organização do trabalho, que oferece serviços como corte de cabelo.
Pessoas em situação de rua terão corte de cabelo na Praia do Suá. Foto: Douglas Schneider- Secom/PMV
Venha Fazer o Bem
Uma manhã inteira de atividades no Horto de Maruípe encerra a programação, no dia 28 (sábado). Trata-se do Venha Fazer o Bem, uma ação para estimular a ocupação do parque pelas famílias moradoras dos bairros do entorno.
Entre as atrações, estão aula de tai chi chuan, oficinas de aromaterapia e de plantas medicinais, varal solidário, pintura para crianças, orientações sobre alimentação saudável com degustação e jogos educativos, orientações para doação de órgãos e de medula óssea.
Programação
Dia 21 (sábado)
Dia Mundial da Limpeza 2019
Limpeza das praias da Ilha do Frade: ação de educação ambiental e de conservação do meio ambiente
Das 8h às 12h, na Ilha do Frade. Encontro na pracinha do bairro.
Parceria: Associação de Moradores da Ilha do Frade (Samifra)
Dia 22 (domingo)
Dia da Beleza da Terceira Idade
Oficinas de beleza e saúde, atividades de lazer e de recreação: ação de convivência comunitária e familiar
Das 8h às 12h, na Praça Estela Coimbra, em Santo Antônio
Parceria: Movimento Comunitária de Santo Antônio, Instituto Formiguinhas Multiplicadoras, Instituto Gênesis
Dia 23 (segunda-feira)
Tarde do Voluntariado para servidores da Casa do Cidadão
Às 14h, apresentação da Rede Vitória do Bem
Às 15h, oficina de Bonecas Vida, com Rogéria Aguiar
Na Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2544, em Itararé)
Parceria: Rogéria Aguiar
Dia 24 (terça-feira)
Certificação dos Voluntários da Defesa Civil
Às 19h, no auditório da Prefeitura de Vitória
Parceria: Defesa Civil de Vitória
Dia 25 (quarta-feira)
Voluntariado para lideranças comunitárias
Apresentação da Rede Vitória do Bem para moradores e líderes comunitários de Vitória
Às 19h, no auditório do Tancredão (Rua Rosilda Falcão dos Anjos, 150, Mario Cypreste, próximo à Rodoviária)
Dia 26 (quinta-feira)
Compartilhando Amor – Ação voltada para pessoas em situação de rua
Oferecimento de almoço e serviços, como corte de cabelos
Das 9h às 12h, na Igreja Batista da Praia do Suá
Parceria: Igreja Batista da Praia do Suá
Dia 27 (sexta-feira)
Tarde do Voluntariado para servidores do Ciac
Às 14h, apresentação da Rede Vitória do Bem
Às 15h, oficina de bonecas Vida, com Rogéria Aguiar
No Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Rua Vitório Nunes da Motta, 220, térreo, Enseada do Suá
Parceria: Rogéria Aguiar
Dia 28 (sábado)
Venha fazer o Bem
Local: Horto de Maruípe
8h30 - Aula de tai chi chuan com Mestre André Luiz Ferreira
9h - Oficina de aromaterapia : difusores e repelentes naturais
10h - Oficina de produção de mudas de plantas medicinais
Outras atrações: varal solidário, oficinas de bonecas Vida (crochê), pintura para crianças, orientações sobre alimentação saudável com degustação e jogos educativos, orientações para doação de órgãos e de medula óssea, orientações sobre saúde, aferição de pressão e índice de massa corporal.
Parceria: Formiguinhas Multiplicadoras, Girassóis Solidários, Central de Transplantes, Hemoes.
LEIA TAMBÉM
Mais 18.750 mudas de árvores serão plantadas em Vitória
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) tem feito ações educativas visando à proteção da vegetação nativa da cidade. Uma delas é o plantio de novas mudas de árvores em vários pontos. Para incrementar esse trabalho, um acordo de cooperação entre Semmam e a empresa Vale prevê plantios em duas unidades de conservação de Vitória.
Unidade de conservação do Parque da Fonte Grande vai ganhar milhares de árvores. Foto: Leonardo Silveira - Secom/PMV
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, por meio de condicionante ambiental estabelecida pelo Ibama, a empresa plantará 18.750 mudas nativas da Mata Atântica no Parque da Fonte Grande e no Refúgio da Vida Silvestre Municipal André Ruschi, com o objetivo de fortalecer ações de recuperação das florestas do Maciço Central.
Haverá também o plantio de 36.148 sementes nativas de Mata Atlântica nas unidades de conservação, elevando a qualidade da cobertura florestal da cidade e, consequentemente, a qualidade de vida da população.
Reflorestamento
Está sendo reflorestada uma área de 30 hectares nessas unidades de conservação, o que equivale a 30 campos de futebol, incluindo enriquecimento florestal, cercamento e manutenções durante um período de três anos.
"As parcerias são extremamente importantes para ampliarmos a cobertura florestal da cidade e construirmos o sonho de, futuramente, revegetar todas as áreas verdes degradadas do Maciço Central de Vitória", explica o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL