CULTURA
Cultura tem mais de 30 mil acessos no Dialoga Brasil.
Qualquer cidadão pode propor, votar e debater políticas públicas.
Em 03/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Desde julho, a população brasileira conta com o Dialoga Brasil, uma plataforma digital voltada para a interação com o governo federal. Por meio de um computador, tablet ou celular, qualquer cidadão pode propor, votar ou apoiar ações do governo e conhecer os principais programas relacionados a cinco temas: Cultura, Educação, Saúde, Redução da Pobreza e Segurança Pública.
Até 31 de agosto, a área destinada à Cultura contabilizava 30 mil acessos e 428 propostas relacionadas a todos os temas. Cultura e Educação (5.576 acessos e 101 propostas), Brasil de Todas as Telas (5.267 acessos e 59 propostas) e Política Nacional das Artes (4.838 acessos e 87 propostas) foram os temas mais acessados no período dentre as setes ações disponíveis para apreciação popular.
Em cerimônia de apresentação do Dialoga Brasil em Fortaleza, em 28 de agosto, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, pediu para que a população se engaje e participe. "O Ministério da Cultura, nesses 12 anos, constrói políticas com participação dos artistas e fazedores de cultura. Temos vários mecanismos de participação, mas o Dialoga Brasil coloca o diálogo numa escala muito maior", ressaltou.
Em novembro será divulgado o resultado das propostas do Dialoga Brasil. As três melhores propostas serão incluídas diretamente nas conferências nacionais de cada tema, com possibilidade de fazerem parte da política pública nacional. O Dialoga Brasil tem cinco temas e 27 programas abertos ao público para o debate. No total, atingirá 14 temas e 80 programas prioritários para o governo federal.
Depois de Salvador, Recife e Fortaleza, será a vez João Pessoa (PB), em 4 de setembro (sexta-feira) receber o programa e conhecer mais sobre a plataforma.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura