EDUCAÇÃO
Curso de qualificação profissional para alunos do EJA
O projeto piloto de Educação Profissional será aplicado em três escolas de Vitória.
Em 26/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) iniciam o ano de 2018 com uma importante parceria voltada para beneficiar os estudantes da rede municipal de ensino. Trata-se de um projeto piloto de Educação Profissional, que começará a ser aplicado em três escolas que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O projeto irá ofertar cursos de qualificação profissional integrados à escolarização dos alunos, com carga horária de 160 horas anuais.
"Essa parceria é extremamente importante para o avanço da Educação de Jovens e Adultos de Vitória, pois, além de auxiliar o aluno no âmbito profissional, o projeto também promove a inclusão social e o próprio desenvolvimento humano do estudante", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Para tratar do projeto e avançar na busca por parceiros, Adriana Sperandio se reuniu com o diretor regional do Senac, Dionísio Corteleti. Entre os pontos de pauta, a oferta de cursos na área de informática para os estudantes.
Também participaram do encontro a superintendente de Educação Profissional do Senac, Léa Marina Brito, e a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Seme, Mariane Luzia Folador.
"Tanto a Seme quanto o Senac entendem que essa experiência será exitosa pois atenderá jovens e adultos desejosos por ingressar no mercado de trabalho ou por buscar maior qualificação para exercer suas atividades laborais e crescer profissionalmente", afirmou Mariane.
Nova disciplina
Além dos cursos profissionalizantes integrados à escolarização, a Seme também propõe, neste ano de 2018, a reestruturação curricular da EJA com a inclusão da disciplina "Fundamentos do Mundo do Trabalho".
Com carga horária de 110 horas anuais, ela será ministrada pelos professores a partir de temáticas relacionadas às questões do mundo do trabalho, instrumentalizando os estudantes a compreenderem melhor essas questões e a estarem melhor preparados para as exigências que o mercado impõe.
Foto: Divulgação/Seme