TEMAS GERAIS

Curso forma bombeiros especializados na segurança em aeroportos.

Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo tem 246 alunos inscritos.

Em 15/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A edição 2015 do Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo (CBBA), promovido pela Secretaria de Aviação da Presidência da República, formará profissionais que trabalharão em 35 aeroportos de todo o País. Foram inscritos 246 alunos, distribuídos em seis turmas, nas cinco regiões do Brasil. O objetivo é formar bombeiros que atuarão nos aeródromos regionais, desempenhando atividades operacionais de prevenção, salvamento e combate a incêndio dentro de níveis adequados de segurança.

A capacitação busca proporcionar a continuidade e melhoria das operações e serviços aeroportuários e será realizado em duas etapas: semipresencial, com duração de 58 horas, e presencial, com mais 160 horas.

A maioria dos alunos participantes encontra-se nas regiões Norte e Sul. O Norte saiu na frente com 70 profissionais de cidades como Coari, Maués e Parintins, no Amazonas, Redenção (PA), Vilhena (RO) e Araguaína (TO). Logo após vem o Sul, com 68 inscrições oriundas de dez cidades.

Projeto Treinar

Há dois anos, o Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos Regionais (Treinar) oferece cursos de formação e capacitação para trabalhadores envolvidos na gestão e operação de aeroportos públicos regionais. Um dos objetivos é prepará-los para dar suporte ao Programa de Aviação Regional, da Secretaria de Aviação.

Desde 2013, o Treinar qualificou 1340 profissionais, sendo 819 capacitados para atuar como bombeiros de aeródromos regionais. Entre as áreas contempladas, estão a gestão de aeroportos; operações aeroportuárias; serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndios em aeródromos civis; manutenção e segurança aeroportuária.

 Fonte: Secretaria de Aviação Civil