MEIO AMBIENTE

De Olho no Óleo é 2º lugar no Prêmio Atitude Sustentável

A entrega do prêmio aconteceu na manhã desta quarta-feira (16).

Em 17/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O projeto De Olho no Óleo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura da Serra, ficou em 2º lugar no Prêmio Atitude Sustentável. A entrega do prêmio aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), no auditório da Rede Gazeta.

O Atitude Sustentável é uma realização da TV Gazeta com apoio do Governo do Estado. “Estamos muito orgulhosos, principalmente por ter sido uma votação popular. Só de estarmos entre os finalistas já foi uma honra para nós. O De Olho no Óleo conta com a participação efetiva das associações de moradores e dos cidadãos e cidadãs das comunidades que integram o projeto. Todos estamos de parabéns”, comemora a secretária de meio ambiente, Andreia Carvalho, que prestigiou o evento acompanhada de parte da equipe do Departamento de Educação Ambiental da Semma.

No último dia 7 de dezembro, o De Olho no Óleo já havia conquistado o 3º lugar no Prêmio Ecologia.

Saiba mais

Iniciado em 2014, o projeto De Olho no Óleo conta com a participação de 56 bairros. A previsão para 2016 é da inclusão de outras 27 comunidades, englobando todas as regiões da Serra.

O Município oferece palestras de conscientização, distribui kits para o recolhimento e armazenamento do óleo vegetal usado e ainda ensina os interessados a fabricar um tipo de sabão ecológico com o resíduo recolhido - prática que gera economia e renda para os participantes. Desde seu lançamento, o De Olho no Óleo já coletou mais de seis mil litros de óleo vegetal usado.

A coleta do óleo vegetal domiciliar protege os recursos hídricos, evita problemas no sistema de esgoto, gera renda e reduz os impactos ambientais. O descarte pela pia, vaso sanitário ou ralo compromete o abastecimento e a vida aquática. O óleo também não deve ser jogado no solo, pois causa mau cheiro e atrai insetos, além do risco de atingir o lençol freático.

Fonte:PMS