TEMAS GERAIS
De Viana para o Brasil: jornalistas visitam Estação.
O objetivo promover tanto o turismo local quanto o do Estado.
Em 25/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Por ser Viana o portal das montanhas capixabas, a Estação Ferroviária, em Viana Sede, foi o ponto de encontro de um grupo de jornalistas de diferentes veículos de comunicação do Brasil para o passeio Trem das Montanhas, no último sábado (22). A Secretaria de Cultura e Turismo recebeu o grupo na Estação, que é dos pontos turísticos do município, nesta iniciativa do Sebrae Nacional em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Trens e Turismo (ABOTTC). O objetivo promover tanto o turismo local quanto o do Estado.
A ação é uma parceria entre o Serra Verde Express e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Passaram por Viana jornalistas do Jornal do Estado de São Paulo, Jornal do Commercio de Recife, Jornal O Metro de São Paulo, Programa Viagem Cultural de São Paulo, Revista Viaje Mais (a segunda mais bem conceituada do mercado nacional), e Correio Popular de Campinas. Também esteve presente a equipe do Blog É Logo Ali, do Folha Vitória.
O secretário de Cultura e Turismo Joilson Broedel enfatiza que a iniciativa agrega valor à divulgação do turismo de Viana. "A iniciativa soma ao trabalho de divulgação que é feito dos pontos turísticos de Viana e ganhando amplitude nacional, com certeza, fomentará ainda mais a circulação de turistas tanto na região quanto nos demais municípios que foram visitados pelo grupo", destacou.
O coordenador do projeto Trem é Turismo, Luiz Carlos de Barbosa, destaca que a ideia é que por meio da divulgação do passeio nestes veículos de comunicação, aumente o fluxo de turistas e, consequentemente, fomente o desenvolvimento local. “É a primeira vez que o projeto traz um grupo de jornalistas de veículos nacionais para fazer este trajeto. São 21 trens turísticos e culturais em todo o Brasil, um deles é este do passeio Trem das Montanhas”, disse.
Ele ainda complementa: “o que queremos é aumentar a visibilidade, tornar os trens mais conhecidos para que aumente a procura de gente interessada em conhecer o turismo local. Com isso ajuda a desenvolver a região”, destacou.
A jornalista Eliane Quinália foi uma das profissionais presentes e que visitou neste fim de semana, juntamente com o grupo, outros circuitos turísticos da região sudeste. A cobertura para o Jornal O Metro de São Paulo, também será divulgada no Metro belo Horizonte, Rio de Janeiro e, támbém, de Vitória. “É a primeira vez que farei este percurso e, apesar de ser de Vila Velha, é uma oportunidade que terei de conhecer o Estado, uma vez que moro há muitos anos fora. É uma oportunidade de divulgar todo o potencial turístico da região”, disse.
Fonte: SECOM/VIANA












