EDUCAÇÃO

Defensoria pública do ES visita Escola Viva de São Pedro.

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio.

Em 08/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Defensoria Pública do Estado esteve, na tarde desta sexta-feira (07), no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, para conhecer o espaço físico e o funcionamento da primeira unidade da Escola Viva.
 
O defensor público-geral Leonardo Oggioni Cavalcanti de Miranda e sua equipe ficaram encantados com o que viram e pretendem levar alguns serviços da instituição para a Escola Viva São Pedro. “A gente acredita muito que essa visita seja uma forma de mostrar o nosso apoio, pois acreditamos na inovação da Educação, na Escola Viva. A defensoria oferece acesso à Justiça para aqueles que não têm condição de pagar advogado particular. Mas, o nosso papel é mais amplo, temos um núcleo de Educação e Direito e uma das coisas que ofertamos é o cine defensoria, onde levamos filmes e fazemos debates nas escolas e faculdades. Esperamos criar uma parceria também com a Escola Viva São Pedro para trabalhar com temas como drogas, violência doméstica, maioridade penal, e outros temas de interesse dos jovens”, destacou.
 
Durante a visita, a equipe da Defensoria visitou o espaço físico da Escola, conversou com a equipe escolar e também com os estudantes“Estou feliz com a visita. Essa escola é um experimento, onde os alunos e professores escolheram estar aqui. Acredito que essa instituição será uma ferramenta muito importante para o futuro dos jovens e a defensoria poderá nos ajudar muito trabalhando as questões dos Direitos Humanos e da Diversidade Sexual. A Educação tem uma demanda muito grande do Direito.”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
 
Além do defensor público-geral Leonardo Oggioni Cavalcanti de Miranda, participaram também da visita o coordenador de Infância e Juventude Hugo Fernandes Matias, além de Paulo Antônio e Geana Cruz de Assis do Núcleo de Educação e Direito.
 
Escola Viva 
 
Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.
 
A primeira unidade, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, teve início das atividades no dia 27 de julho com o acolhimento dos estudantes, pais/responsáveis e professores. As aulas começaram na última segunda-feira (03).
 
Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.
 
A Escola Viva propõe um conjunto de inovações para os estudantes: avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).
 
Secom/ES