TEMAS GERAIS

Defesa Civil evita propagação de queimadas no município de Viana (ES)

As queimadas são comuns nesta época mais quente do ano.

Em 05/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Defesa Civil do município de Viana atendeu, nesta terça-feira (03), duas ocorrências de queimadas, uma na região de Pedra da Mulata e outra em Formate. Com o intermédio e ajuda das parcerias da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Viana, e do Corpo de Bombeiros, o risco de incêndio foi evitado.
 

Segundo levantamento prévio da equipe da Defesa Civil, os atos de queimadas foram criminosos. O primeiro incêndio teve início às 15 horas na região de Pedra da Mulata. O fogo foi contido por meio de abafadores do Corpo de Bombeiros. Já em Formate, a queimada começou às 17h30. Com a ajuda de um trator cedido pela Secretaria de Agricultura e das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, o princípio de incêndio foi contido.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Viana, Aline Mattos, as queimadas são comuns nesta época mais quente do ano, por conta da vegetação seca. “Para a população em geral, a recomendação é que não coloque fogo em folhas ou galhos secos e principalmente nos terrenos baldios. Estamos vivendo uma situação crítica, sem chuvas, por isso a importância desse trabalho”, afirma.

A coordenadora também pediu apoio da população para denunciar e ter consciência dos riscos das queimadas. “Ao detectar qualquer tipo de queimada a população deverá acionar a Defesa Civil por meio do telefone 3255-1110 ou pelo Plantão no número 99860-4360”, reforça.

Orientações

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Viana separou algumas orientações para evitar apropagação de queimadas no município. O período é de estiagem com chuvas escassas, por isso o clima está bastante seco em grande parte do país. Incêndios e queimadas estão acontecendo com frequência, causando danos ao meio ambiente e colocando em risco pessoas e propriedades. A maioria dos incêndios está sendo provocado pela ação deliberada do homem ou por mero descuido.

Vejam os cuidados que é preciso ter:

 - Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com o baixo regime de chuva dos últimos dias a vegetação está muito seca, e com isso se incendeia com muita facilidade.

 - Cuidado na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação do entorno. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela.

 - Em hipótese alguma queime seu lixo doméstico, acondicione corretamente, informe-se sobre o horário que é realizado a coleta de lixo na sua rua e deixe-o para uma agente de limpeza coleta-lo.

 - Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.

 - Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

 - Mantenha os lotes vagos limpos.

Fonte: Secom/Viana