CIDADE
Defesa Civil: Projeto Mãos Dadas capacita lideranças de Vitória
Nesta quinta-feira (29), a Defesa Civil de Vitória realizou lançamento do Projeto Mãos Dadas
Em 30/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Leonardo Duarte/Divulgação/Prefeitura de Vitória
O programa de capacitação visa desenvolver conhecimentos sobre segurança geológica, estabilidade dos terrenos, problemas estruturais em residências e outras edificações, conhecimentos básicos em climatologia e previsões, assistência social na Defesa Civil, entre outras importantes qualificações.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Um encontro para mobilizar e fortalecer lideranças que acreditam em um futuro mais consciente e sustentável. Na noite desta quinta-feira (29), a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Vitória realizou o lançamento do "Projeto Mãos Dadas! Formando lideranças no presente, preservando vidas no futuro!"
>> Aracruz e Governo ES entregam obras em ruas da Barra do Sahy
O programa de capacitação visa desenvolver conhecimentos sobre segurança geológica, estabilidade dos terrenos, problemas estruturais em residências e outras edificações, conhecimentos básicos em climatologia e previsões, assistência social na Defesa Civil, entre outras importantes qualificações.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirma que a reunião tem um papel muito importante na preservação da vida e construção de uma cidade mais segura.
"Estamos ajudando cada um na sua esfera de atribuição e competência, colaborando junto às comunidades, principalmente, conscientizando as pessoas. Isso é o mais importante, levar essa mensagem para as nossas comunidades", disse.
Entre os objetivos do Projeto Mãos Dadas está a atuação de lideranças como atores importantes, devidamente qualificados e orientados a fazerem análises iniciais que poderão salvar vidas em momentos de risco, como em fortes chuvas que atingem a capital. Como também, de aumentar o engajamento no voluntariado, tão importante para as ações de defesa civil nos municípios.
Tarcisio Föeger, coordenador da Defesa Civil de Vitória, afirma que:
"É uma alegria expor as políticas públicas voltadas para a Defesa Civil de Vitória em articulação total com as lideranças comunitárias, que querem buscar um pouco de conhecimento, para que no futuro nós possamos salvar vidas e transformar a cidade como um todo, com preparo e conhecimento."
O projeto visa, também, aprimorar as ações de incursão e monitoramento em áreas de risco de Vitória, com base em conhecimentos dos moradores e das lideranças, pois são eles quem mais conhecem esses locais.
Roberta Nogueira, presidente do movimento comunitário do bairro Estrelinha, diz que as aulas são de extrema importância para proporcionar o melhor para as comunidades.
"Que venham mais pessoas para participar desse momento! Achei muito interessante a aula, já que nós vemos os problemas da comunidade e muitas vezes não sabemos a quem recorrer, mas com esses ensinamentos poderemos entender melhor a razão dos problemas climáticos que atingem nossos bairros", disse.
O Projeto Mãos Dadas foi criado para fortalecer laços, expandir conhecimentos, preparar a cidade para as mudanças climáticas e, sobretudo, salvar vidas, com trocas de experiências de diferentes saberes.
No primeiro encontro, o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e engenheiro ambiental, Neyval Costa, introduziu alguns dos temas da formação. Os líderes comunitários aprenderam um pouco sobre mudanças climáticas, projeções de futuro ambiental e o que fazer com essas transformações. Nos próximos encontros, outros módulos serão trabalhados com as lideranças.
Módulos do Projeto Mãos Dadas
- Desvendando a Defesa Civil - quem somos e como atuamos;
- Riscos geológicos - aprendendo a identificar;
- Riscos estruturais - cuidando da casa para proteger a família;
- Meio ambiente, mudanças climáticas e o papel de todos na prevenção de desastre;
- Trabalho do poder público e uma experiência prática no campo;
- Aula prática no campo. (Secom/PMV)
Leia também:
> Aracruz e Governo ES entregam obras em ruas da Barra do Sahy
> Novo México vai ganhar praça com quadra e academia
> Quadra em Inhanguetá é entregue totalmente reformada
> Cariacica realiza intervenção e melhorias em estradas rurais
> Vila Velha inaugura arquibancada de campo de futebol
> PMC: Cresce número de empregos com carteira assinada
> UPA de Guarapari recebe novos aparelhos de ar-condicionado
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












