CIDADE
Defesa Civil realiza curso de capacitação para arquitetos
A Defesa Civil de Vila Velha realiza um curso de capacitação para os arquitetos voluntários
Em 21/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Na tarde desta terça-feira (20), a primeira turma do curso de capacitação visitou o morro da comunidade do Jaburuna, para conhecer algumas áreas de risco já mapeadas pela equipe da Defesa Civil canela-verde.
Auxiliar e orientar a população nos momentos de catástrofes e de urgência em áreas de risco. Estas são algumas das atribuições que a Defesa Civil de cada município possui, dentro de suas características. Pensando nisto, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha (COMPDEC) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para capacitação de arquitetos voluntários.
Na tarde desta terça-feira (20), a primeira turma do curso de capacitação visitou o morro da comunidade do Jaburuna, para conhecer algumas áreas de risco já mapeadas pela equipe da Defesa Civil canela-verde.
De acordo com Gilvandro Pinto, gerente de proteção da Defesa Civil, os arquitetos voluntários receberam formação, permitindo que eles atuem em conjunto e apoio nas ações feitas em áreas de risco:
“Em casos de calamidade, é importante ter estes profissionais para ajudarem na avaliação de casas onde aparecerem trincas, fissuras e outras situações. A parceria entre as entidades é muito positiva,” finalizou o gerente.
As principais contribuições ocorrerão nos momentos de atuação preventiva, com orientações técnicas a munícipes que residem em áreas de risco, por exemplo, e nos momentos de urgência, auxiliando nas vistorias estruturais necessárias.
“Este convênio com a Defesa Civil de Vila Velha abriu as portas para os arquitetos poderem participar do curso, com duração de 12 horas. Estamos fazendo a visita de campo, conhecendo de perto os problemas e as situações locais. Tudo que nós vimos na teoria estamos tendo a oportunidade de ver na pratica. Só temos que agradecer e dizer que estamos à disposição como voluntários,” concluiu, Eliomar Venâncio, presidente do CAU/ES.
Esse tipo de parceria está entre as competências estabelecidas aos municípios pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), com estímulo à participação de entidades privadas, associações de voluntários, clubes de serviços, organizações não governamentais e associações de classe. Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade também participaram. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Morada da Barra é contemplada com construção de Praça
> Vila Velha: Começa visita aos lotes do leilão da Prefeitura
> Nova Venécia recebe caminhões e escavadeira hidráulica
> Serra anuncia novos investimentos na Grande São Marcos
> Linhares promove ações na Semana Nacional do Trânsito
> Vitória vai construir o Centro de Referência Social de Maruípe
> Inoves: Serra tem quatro projetos finalistas em premiação
> Vila Velha recebe diariamente serviços de limpeza urbana
> Vila Velha tem 5 projetos semifinalistas no prêmio INOVES
> Novo pacote de obras vai contemplar 88 ruas de Cachoeiro
TAGS: VILA VELHA | DEFESA CIVIL | CAPACITAÇÃO | ARQUITETOS | VOLUNTÁRIOS