ESPORTE CAPIXABA

Delegação capixaba disputa etapa das Paralimpíadas Escolares

Delegação está pronta para representar o ES na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

Em 25/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Nesta edição, 117 jovens atletas capixabas, com idades entre 11 e 18 anos, vão competir em sete modalidades: atletismo, bocha, natação, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e parabadminton.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A delegação capixaba está preparada para representar o Espírito Santo na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que tem início nesta terca-feira (26), no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. O evento é considerado o maior do mundo para estudantes com deficiência em idade escolar e vai até o próximo sábado (30).

>> Sesport sedia II Festival de Ginástica Rítmica nesta sexta (22)

Nesta edição, 117 jovens atletas capixabas, com idades entre 11 e 18 anos, vão competir em sete modalidades: atletismo, bocha, natação, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e parabadminton. Ao todo, as Paralimpíadas Escolares contarão com disputas em 13 modalidades, reunindo atletas de todas as unidades federativas do Brasil.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, destacou a importância do evento para o desenvolvimento e a inclusão dos atletas.

"As Paralimpíadas Escolares representam uma grande oportunidade de competição, tanto para os estudantes que buscam destaque no esporte e miram o alto rendimento quanto para a inclusão e desenvolvimento desses jovens. Na edição passada, atingimos um recorde histórico de medalhas e estou confiante de que nossos jovens atletas se superarão mais uma vez. Desejo a todos uma ótima competição", declarou Nunes.

Edições anteriores

Na edição de 2023, a delegação capixaba marcou presença com 114 atletas e conquistou um recorde estadual: 146 medalhas (57 ouros, 52 pratas e 36 bronzes) nas modalidades de atletismo, bocha, natação e tênis de mesa. Esse número representou um aumento de 34 medalhas em relação à edição de 2022, quando o Espírito Santo atingiu pela primeira vez a marca de 112 medalhas (51 ouros, 26 pratas e 35 bronzes).

Já em 2021, o Estado conquistou 76 medalhas (40 ouros, 19 pratas e 17 bronzes). Em 2019, foram conquistadas 68 medalhas (39 ouros, 19 pratas e 10 bronzes).

A evolução da delegação capixaba ao longo dos últimos anos evidencia o impacto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o paradesporto.

Paralimpíadas Escolares

Realizadas desde 2009, as Paralimpíadas Escolares são o maior evento do mundo para crianças com deficiência em idade escolar e reúnem paratletas de todas as unidades federativas do País.

A competição tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. (As informações são da Sesport) 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Sesport sedia II Festival de Ginástica Rítmica nesta sexta (22)
Corrida das Luzes vai reunir atletas no sábado em Vila Velha
Serra lança o programa Serra Atleta 2025 nesta quarta (13)
Capixabas se destacam no Campeonato Brasileiro de Enduro
Inscrições para Corrida Zumbi dos Palmares serão abertas
Atleta de Vila Velha bate recorde brasileiro de natação
Copa das Juventudes: Celebrando união dos jovens de Vitória

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET