POLÍTICA INTERNACIONAL

Delegação de Cabo Verde busca experiência brasileira para segurança alimentar.

Foram apresentadas todas as áreas de atuação da Conab, incluindo os dados agrícolas.

Em 02/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma missão do governo de Cabo Verde esteve nesta quinta-feira (2), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para conhecer os programas e ações que a estatal desenvolve nas áreas de política agrícola, abastecimento e segurança alimentar. 

Os representantes da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) de Cabo Verde reuniram-se com dirigentes e técnicos da Companhia em reuniões de trabalho durante todo o dia.

Foram apresentadas todas as áreas de atuação da Companhia, incluindo os levantamentos de dados agrícolas – como estimativas de safra e custos de produção – utilizados pelo governo federal na formulação de políticas públicas. A comitiva de Cabo Verde também conheceu mecanismos de apoio à produção e comercialização da agropecuária nacional, como a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Foi mostrada, ainda, a experiência do Brasil com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra a produção da agricultura familiar por preços de referência baseados nos mercados regionais, até o limite de R$ 8 mil ao ano por família. Os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede sócio-assistencial e de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

A delegação ainda demonstrou interesse em conhecer as ações de abastecimento nacional e de ajuda humanitária internacional, a partir da doação de alimentos, além das ações de fiscalização desenvolvidas pela Conab.

A expectativa da ARFA com a visita é reforçar e consolidar as ações de supervisão e regulamentação executadas pela Agência em Cabo Verde na área de gestão alimentar, assegurando o abastecimento e a segurança nutricional e alimentar no país africano.

Fonte: Conab