SAÚDE

Dengue: Secretaria de Saúde de Aracruz faz alerta à população

Com o verão, as condições se tornam ainda mais favoráveis para reprodução do mosquito

Em 25/01/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: jcomp no Freepik

O combate à dengue exige a colaboração de toda a comunidade. A Secretaria de Saúde de Aracruz está intensificando esforços para controlar a situação, mas é crucial que cada indivíduo faça a sua parte.

O aumento significativo no número de casos e focos de larvas de dengue no município destaca a importância de um esforço conjunto entre a prefeitura e a população para conter a propagação da doença. 

Com a chegada do verão, com temperaturas mais elevadas e chuvas frequentes, as condições se tornam ainda mais favoráveis para a reprodução do mosquito vetor da doença, o que aumenta o risco de transmissão.

>> UBS da Serra promove ação de prevenção à Hanseníase

A importância da colaboração de todos

O combate à dengue exige a colaboração de toda a comunidade. A Secretaria de Saúde de Aracruz está intensificando esforços para controlar a situação, mas é crucial que cada indivíduo faça a sua parte. A prevenção é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito e, consequentemente, a propagação da doença.

A conscientização e a adoção de medidas simples no dia a dia são fundamentais para proteger a saúde de todos e garantir um ambiente mais seguro contra o mosquito. 

Veja abaixo medidas preventivas:

– Elimine criadouros: verifique regularmente sua residência e terreno para garantir que não haja recipientes que acumulem água parada, propiciando a reprodução do mosquito;

– Descarte adequado de resíduos: evite o acúmulo de lixo e descarte-o corretamente para evitar que se torne um criadouro do mosquito;

– Uso de repelentes: utilize repelentes regularmente, especialmente durante as horas do dia em que os mosquitos são mais ativos (início da manhã e ao anoitecer);

– Uso de roupas: ao frequentar áreas propensas à proliferação do mosquito, utilize roupas de manga longa e calças compridas;

– Telas e mosquiteiros: instale telas em portas e janelas para impedir a entrada do mosquito em ambientes fechados;

– Conscientização comunitária: promova a conscientização de toda a família e vizinhos sobre a importância das medidas preventivas na comunidade, estimulando a participação de todos.

Para denúncias de possíveis criadouros, entre em contato com 3270 7480

Os principais sintomas da Dengue são:

– Febre alta (maior que 38°C);
– Dor no corpo e articulações;
– Dor atrás dos olhos;
– Mal-estar;
– Falta de apetite;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo.

A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas) e apresentar quadro leve, no entanto, podem surgir sinais de alarme e de gravidade.

Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada dos outros sintomas listados acima. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Ao apresentar sintomas e suspeita da doença, busque atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nos Pronto Atendimentos (PAs). (Por Alessandra Mesquita-Secom/PMA)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
UBS da Serra promove ação de prevenção à Hanseníase
Vacina contra gripe e covid por livre demanda em Vila Velha
Vitória tem aumento de 44% em atendimentos odontológicos
Consultas dermatológicas em ação de combate à hanseníase
PMCI reforça combate à dengue com termonebulizadores
Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (22)
Primeiras doses da vacina contra dengue chegam ao Brasil
Hospital Roberto Arnizaut Silvares terá novo Centro Cirúrgico
PMC: Fim de semana com vacinação no Shopping Moxuara
Saúde realiza mutirão de consultas e exames neste sábado (20)

TAGS:
DENGUE | ARACRUZ | VERÃO | ALERTA | REPRODUÇÃO