SAÚDE
Dengue: Vitória realiza 1º mutirão do ano em Santo Antônio
Vitória vai realizar o primeiro mutirão de combate à dengue de 2025 na próxima quarta (8)
Em 06/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
De acordo com os registros históricos da doença, os casos de dengue aumentam significativamente no verão.
A Prefeitura de Vitória vai realizar o primeiro mutirão de combate à dengue de 2025 na próxima quarta-feira (8), na região de Santo Antônio.
>> Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal
Em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Central de Serviços, agentes de combate às endemias, agentes comunitários de Saúde e equipe de limpeza estarão nas ruas do bairro recolhendo entulhos, lixo mal acondicionado e também orientando a população sobre o perigo da dengue e como se proteger da doença eliminando criadouros do mosquito.
"A população tem o direito de saber como se proteger da dengue. Saber que o descarte de forma incorreta de lixo e entulhos vai produzir acúmulo de água e criadouros do mosquito. Além disso, vasos de plantas, ralos e tonéis de água descobertos também precisam ser eliminados das nossas casas. A dengue pode matar, mas também pode ser evitada. Quanto mais consciente e informada nossa população estiver, mais protegidos todos nós estaremos", afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Casos de dengue aumentam no Verão
De acordo com os registros históricos da doença, os casos de dengue aumentam significativamente no verão. Isso acontece principalmente por causa do clima dessa estação do ano: temperaturas elevadas e maior volume de água disponível devido às chuvas da estação.
Por isso, desde novembro do ano passado, a Semus vem intensificando ações de combate ao Aedes aegypti e alertando a população sobre os riscos da doença, promovendo Mobilização Social contra a Dengue e Audiência Pública sobre Dengue.
Números
Em 2024, todo o Brasil enfrentou uma epidemia de dengue sem precedentes. Enquanto o Brasil registrou mais 6,5 milhões de casos e cerca de 6 mil mortes, Vitória teve 22.855 notificações, o maior número desde 1995.
Ao longo do ano, o pico de casos de dengue aconteceu no mês de março e desde então os números caíram gradativamente. Porém, com a temperatura voltando a subir, desde o final de novembro, a equipe de saúde vê os números de novos casos aumentando sutilmente também, indicando o início da nova temporada da dengue.
Chikungunya
Além de mais pessoas com dengue, também houve aumento de casos de chikungunya. Em 2024, Vitória registrou 3.842 notificações da doença, com o pico de casos notificados no mês de maio. Os números começaram a cair no mês de junho, porém, desde o início de dezembro, os casos passaram a ter um leve e constante aumento, disparando o alarme para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti. (Secom/PMV)
Leia também:
> Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal
> Viana promove ações de conscientização sobre saúde mental
> Campanha Janeiro Branco alerta para cuidados com saúde mental
> Prefeitura de Guarapari reforma UPA e contrata mais 5 médicos
> Estoques de vacinas estão 100% abastecidos, diz Ministério
> Aracruz dá dicas para evitar a dengue no período de férias
> Campanha Janeiro Branco estimula o bem-estar emocional
> Vitória é destaque na saúde com oferta de consultas e exames
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET