EDUCAÇÃO

Desempenho em matemática aumenta com o uso de jogos digitais

Professores e estudantes aprovam um novo jeito de ensinar a matéria.

Em 14/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Ensinar matemática pode ser um grande desafio, uma vez que a grande maioria dos alunos tem certa resistência com a matéria. Mas o resultado de uma pesquisa da Matific, empresa que atua com jogos matemáticos em cerca de 250 colégios públicos e privados no Brasil, realizada com aproximadamente 60 mil estudantes e 2 mil professores, mostra que é possível driblar este preconceito por meio de jogos educacionais voltados para o aprendizado.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Prova disso é que 83% dos alunos disseram que passaram a “amar matemática” depois de começar a jogar. Fato comprovado pelas respostas de 99,5% dos professores, que disseram que há alunos em classe que agora “amam matemática” graças à ferramenta.  

Outro dado relevante da pesquisa foi que 91% dos alunos disseram que aprenderam mais matemática ao jogar e 87% dos professores disseram que depois de apenas uma semana a turma já está menos preocupada com a matéria.

VERÃO: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, consultora da Matific Brasil, é preciso mudar a maneira de ensinar matemática. “O mundo evoluiu, ensinar matemática de forma rígida, baseado em decorar e memorizar, além de não funcionar, assusta. Os alunos precisam entender de forma prática como a matemática afeta a nossa vida no dia a dia e nada melhor do que jogos educacionais para demonstrar isso”, comenta.

Confira os principais tópicos da pesquisa:

Entrevista com alunos (57. 323 respostas)
 
- 91% dos alunos disseram que aprenderam mais matemática ao jogar;
 
- 97% dos estudantes querem continuar jogando;
 
- 83% dos alunos disseram que agora amam ou gostam de matemática depois de jogar apenas 1 semana;
 
- 78% dos estudantes disseram que realmente gostariam de fazer lição de casa se fossem jogos.
 
Entrevista com professores (1.817 respostas)
 
- 99,5% dos professores disseram que há alunos de sua classe que agora amam matemática;
 
- 87% dos professores disseram que depois de 1 semana sua turma agora está menos preocupada com a Matemática;