CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Desenvolvedora capixaba é única brasileira no Horizon Europe

Iniciativa terá duração de 36 meses e com financiamento de 50 mil euros concedido pela Fapes.

Em 22/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Rafael e Marcelo/Divulgação/Mito Games

Mito Games, empresa de games capixaba, é contemplada no Programa Horizon Europe – o 9º programa-quadro europeu de Pesquisa & Inovação (2021-2027) realizado pela União Europeia (UE).

Pela primeira vez no Brasil uma empresa foi contemplada no Programa Horizon Europe  – o 9º programa-quadro europeu de Pesquisa & Inovação (2021-2027) realizado pela União Europeia (UE), e o Espírito Santo é destaque com a empresa Mito Games.

A empresa de games capixaba vai desenvolver projeto de P&I junto de pesquisadores e empresários de Portugal, República Tcheca, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, Bulgária e Dinamarca. A iniciativa terá duração de 36 meses e envolve financiamento de 50 mil euros concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O projeto que a Mito Games vai realizar se chama “GoDigiBios – Biodiversity loss mitigation and adaptation measures: Policies, Governance and tools to foster transformative change”, traduzido para o português como “Medidas de adaptação e mitigação da perda de biodiversidade: Políticas, governança e ferramentas para promover mudanças transformadoras”. 

Histórico

Para Marcelo Herzog, Ceo da Mito Games, ser aprovado em um edital de uma instituição da União Europeia é importante para validar o histórico de sucesso.

"Ser aprovado em um edital de uma instituição de fomento ao desenvolvimento, pesquisa e inovação da União Europeia é super importante para validar o histórico de sucesso da Mito Games, que vem desenvolvendo projetos nacionais e internacionais.”

Rafael Teixeira, conhecido como Rafael Lontra, é o responsável pela coordenação da Mito Games no projeto. Além de dirigir a empresa, Lontra também é mestrando na Bélgica e atua como elo entre o consórcio europeu e a realidade brasileira. “É uma oportunidade única para mostrar o potencial da indústria criativa capixaba em um ecossistema internacional”, destaca.

A proposta da Mito Games é transformar dados e estudos técnicos sobre biodiversidade em um jogo sério, com base em quatro T-Labs (laboratórios temáticos) distribuídos por países parceiros. A versão final será mantida online por pelo menos três anos após o fim do projeto e poderá ser utilizada por governos, ONGs e instituições de pesquisa na Europa.

Parceria

A parceria entre a Mito Games e a Myth Jeux, empresa-irmã sediada na Bélgica, combina know-how técnico e criatividade. A Myth Jeux lidera o game design e arquitetura lúdica, enquanto a Mito Games será responsável pelo desenvolvimento, publicação e manutenção do jogo.

A expectativa é que a ferramenta contribua para políticas públicas mais eficientes ao demonstrar, por meio de simulações, como ações como expansão urbana, desmatamento ou assoreamento de rios podem afetar a biodiversidade local. (Por Cínthia Ferreira/AsImp)

Leia também:

Serra poderá ser a ponte entre Brasil e China em inovação
Serra recebe maior evento de tecnologia a partir de segunda
Hack27 Pro abre inscrições para maratona de inovação no ES
Laboratório abre inscrições para ideias com soluções inovadoras
Guarapari avança na transição tecnológica com serviços digitais
Expo Condomínio apresenta soluções para carros elétricos

ACESSE:
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET