ESPORTE INTERNACIONAL
Desertor: Técnico Paulo Sousa vira capa de jornal na Polônia
Após divulgação de acerto com Flamengo, não pegou bem para o treinador português.
Em 27/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A capa do periódico estampa uma feição cabisbaixa de Paulo Sousa, com a crítica em caixa alta e em destaque. Treinador assumiria multa rescisória para deixar a Seleção da Polônia e acertar com o clube carioca
A notícia do encaminhado acerto entre Flamengo e Paulo Souza repercutiu na imprensa polonesa. O possível novo técnico do clube carioca é o atual comandante da Seleção da Polônia, e assumiria a multa rescisória para deixar a Alvirrubra. E acordo não pegou bem para o treinador português, que foi classificado como ‘desertor’ pelo jornal Przegląd Sportowy.
A capa do periódico estampa uma feição cabisbaixa de Paulo Sousa, com a crítica em caixa alta e em destaque. A informação do adeus do português também pegou o craque polonês Lewandowski de surpresa. Segundo a assessoria do atacante do Bayern de Munique, o camisa 9 estaria ‘chocado’ com a decisão de Paulo.
O Flamengo optou pelo comandante pelo desejo recíproco. Durante a primeira entrevista que os dirigentes do Flamengo tiveram com Paulo Sousa, o treinador reiterou o desejo de trabalhar no futebol brasileiro, algo que é, até então, inédito em sua carreira.
"Lewandowski mostra surpresa com ida de Paulo Sousa para o Flamengo"
O acordo entre Flamengo e o técnico Paulo Sousa trouxe à tona discordâncias do português com a seleção polonesa. Após manifestações do presidente da Federação Polonesa de Futebol (PZPN), Cezary Kulesza, o craque Robert Lewandowski também se posicionou sobre a decisão do treinador de encerrar sua passagem na Polônia e transferência para o futebol brasileiro.
“Robert Lewandowski está chocado e surpreso com as ações do técnico Paulo Sousa”, informou a assessoria do centroavante do Bayern de Munique e craque da seleção polonesa ao portal local Interia. Neste fim de semana, o futuro treinador do Flamengo teria ligado para o jogador para informar sua decisão.
Apesar de não fazer bons trabalhos nas últimas equipes pelas quais passou, Paulo Sousa foi o escolhido pela Federação Polonesa para assumir o comando técnica da seleção após a saída de Jerzy Brzeczek. O português tinha como missão realizar boa Eurocopa e levar a equipe a mais uma Copa do Mundo. Nenhum dos dois objetivos foi plenamente alcançado.
Na Eurocopa, a Polônia teve fraca atuação e foi eliminada ainda na fase de grupos, perdendo para Eslováquia e Suécia e arrancando um empate com a Espanha. Curiosamente, nos dois jogos em que foi derrotado, o conjunto de Paulo Sousa registrou mais posse de bola e finalizações que o adversário. Contra os espanhóis, o cenário se inverteu, e os poloneses conseguiram o único ponto na competição graças a Robert Lewandowski e ao goleiro Szczesny.
Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, a Polônia decepcionou na rodada final ao sair derrotada, em Varsóvia, pela Hungria. Com o resultado, os poloneses foram encaminhados para a repescagem, que acontece no próximo mês de março. O primeiro duelo será contra a Rússia, em Moscou. Caso vençam, serão mandantes no jogo decisivo contra Suécia ou República Checa.
Ainda neste domingo, o presidente da Federação Polonesa, Cezary Kulesza, demonstrou contrariedade em suas redes sociais ao revelar ter negado pedido de demissão de Paulo Sousa. O português não foi escolhido por Kulesza, mas por seu antecessor, Zbigniew Boniek, lendário atleta da seleção. Os constantes desentendimentos com o novo mandatário fizeram Paulo Sousa indicar um novo rumo na carreira. A confirmação da ida de Paulo Sousa para o Flamengo deve acontecer nos próximos dias. (Por Parceria Lance & IstoÉ e Estadão Conteúdo)
Leia também:
> Brasil fecha 2021 na vice-liderança do ranking de seleções
> PSG recusou R$ 549 milhões do Chelsea por Marquinhos
> Skate: Virginia Fortes fecha 2021 com 7 vitórias na Europa
> Brasil é ouro na prova por equipes nos Saltos Ornamentais
> Seleção Uruguaia anuncia chegada do técnico Diego Alonso
> Lucas Chumbo vence competição histórica de ondas gigantes
> Uefa faz sorteio dos jogos das oitavas da Liga dos Campeões
> Verstappen vence em Abu Dhabi e é campeão mundial de F1
> Escolha de pneus será decisiva para a final da Fórmula 1
> Verstappen supera Hamilton e larga na pole em Abu Dhabi
> Brasil garante vaga nas quartas de final do Mundial feminino
TAGS: FUTEBOL | PAULO SOUSA | TÉCNICO | FLAMENGO | POLÔNIA | LAWANDOWSKI