GASTRONOMIA
Desfiadeiras vão produzir mais de 5 toneladas de torta capixaba
A torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e tradicional na Semana Santa.
Em 23/03/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As desfiadeiras da Ilha das Caieiras devem produzir mais de 5 toneladas de torta capixaba durante o 14º Festival da Torta Capixaba, que terá início no próximo dia 29 de março e vai até 1º de abril, das 9 às 18 horas. O montante poderá ser ainda maior, dependendo da demanda.
O evento contará com a participação de 31 expositores, que vão oferecer aos visitantes esse importante prato típico da culinária do Espírito Santo.
O quilo da torta capixaba será vendido por R$ 100,00, podendo ser encontradas unidades com 100 gramas e 500 gramas, além do prato na tradicional panela de barro.
Movimentação da economia
"A Ilha das Caieiras é um local tradicional e importante polo gastronômico da capital. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência para os moradores e turistas", destaca o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Leonardo Krohling.
No festival do ano passado, cerca de 5 toneladas de torta foram produzidas, gerando mais de R$ 700 mil para a comunidade (venda da torta pelos expositores e restaurantes), criando oportunidades de emprego e renda.
Krohling ainda enfatiza a importância da Semana Santa para a cidade. “O período da Semana Santa promove uma ocupação de cerca de 50% na rede hoteleira da cidade. Atualmente, a torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa no Espírito Santo, que demonstra toda a parte cultural do Estado e da capital, mantendo uma tradição que vem se mantendo por séculos".
Festival
Mais de 9 mil pessoas, entre moradores e turistas de várias partes do País, foram degustar o principal prato da culinária do Espírito Santo durante o evento realizado no ano passado, além de outros cardápios à base de frutos do mar.
Além da culinária, os visitantes poderão curtir atrações culturais, que estão sendo definidas pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Imagem: Diego Alves/Secom/PMV