LAZER
Desfile de blocos vai encher Beira Rio de cores e histórias
Desfile de blocos no carnaval de Cachoeiro vai encher Avenida Beira Rio de cores e histórias
Em 16/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cantando diferentes enredos, as agremiações se apresentarão, a partir das 21h, com todos os elementos marcantes da mais importante festa popular brasileira, como fantasias, baterias, baianas, passistas, mestre-sala, porta-bandeira, carros alegóricos e muito samba no pé.
Na próxima segunda-feira (20), toda a energia do Carnaval tomará conta da avenida Beira Rio, no centro de Cachoeiro, com o tradicional desfile de blocos da cidade.
Cantando diferentes enredos, as agremiações se apresentarão, a partir das 21h, com todos os elementos marcantes da mais importante festa popular brasileira, como fantasias, baterias, baianas, passistas, mestre-sala, porta-bandeira, carros alegóricos e muito samba no pé.
O percurso definido para o desfile começa na altura do antigo Hotel San Karlo e vai até a entrada da rua Severino Matias de Souza (por trás da Praça de Fátima), onde os blocos farão a dispersão.
O bloco “Escola de Bambas: Oficina da Vida”, do bairro Vila Rica, fará sua estreia no Carnaval cachoeirense, com o enredo “Na fanfarra ou na folia, meu prazer é você vir no balanço desse trem, vou brincando até Muqui”, em homenagem à história muquiense.
De acordo com o bloco, o público pode esperar muitas referências ao município e as suas manifestações culturais, como as quadrilhas juninas, o Boi Pintadinho e a Folia de Reis.
Já a “Independentes do Aquidaban” promete reviver a essência dos clássicos carnavais de rua. Com o enredo “Pra cair nessa folia, hoje vale qualquer fantasia”, a proposta é convidar o público presente a se juntar ao desfile. A apresentação contará com a participação do grupo de dança do Centro de Convivência “Vovó Matilde”.
Fundada em 2012, a “Vem Quem Quer”, também do Aquidaban, levará, para a avenida, o enredo “Dois pra lá, dois pra cá… num baile verde e rosa, o clube da seresta te chama para dançar”, uma homenagem à casa de shows que, por muitos anos, movimentou a cena musical cachoeirense.
De acordo com a organização, o bloco quer encher a Beira Rio de animação, após o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, quando não foi possível comemorar o Carnaval.
“Os desfiles de blocos de carnaval são pontos altos dessa grande festa popular, que envolvem muita música, dança, figurinos e adereços típicos, além de toda a energia e alegria contagiante que caracterizam o período carnavalesco. É o resgate dessa tradição que estamos propondo, por isso, convidamos o público para prestigiar as agremiações que ajudam a manter viva, em nosso município, essa importante representação cultural do nosso país”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.
Seleção por edital
Selecionados por meio do edital 022/2022, da Semcult, os blocos terão 60 minutos para realizarem seus desfiles, com um número mínimo de 100 componentes por agremiação.
Os foliões deverão estar fantasiados e distribuídos em, no mínimo, três alas: comissão de frente; baianas e bateria; mestre-sala e porta-bandeira.
Com o apoio financeiro obtido a partir da seleção, as agremiações puderam investir na confecção de adereços e de outros elementos necessários à realização dos desfiles.
“Além de incentivar as comunidades a manterem a tradição do carnaval, isso tem um impacto econômico, ao mobilizar uma cadeia de atividades composta por prestadores de serviços e comércios locais”, avalia Fernanda Martins.
Mudanças no trânsito
Para viabilizar o desfile dos blocos, na segunda (20), o acesso à Beira Rio, pela rua Siqueira Lima, será bloqueado para veículos das 20h às 00h. O objetivo também é garantir mais segurança aos componentes e ao público espectador.
Com isso, os condutores que seguirem pelas ruas Capitão Deslandes e Rui Barbosa, nesse período, serão desviados para a rua Costa Pereira. Quem descer pela rua Dona Joana terá como opção utilizar a ponte Fernando de Abreu para contornar as vias interditadas.
Programação Carnaval 2023
A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), preparou uma extensa programação cultural de Carnaval para toda a família. Confira as atrações:
18 De Fevereiro – Sábado
18h – Apresentação Musical (Trio Nó na Madeira)
20h – Concurso de Marchinha Carnavalesca
21h – Concurso de Rei Momo
21h30 – Concurso de Fantasia de Luxo e de Originalidade
22h – Apresentação Musical (Banda Auge)
19 de Fevereiro – Domingo
18h – Matinê Infantil (Choro S/A)
20h – Apresentação Musical (Juma Gamel)
22h – Apresentação Musical (Banda Abadart)
20 de Fevereiro – Segunda Feira
17h – Matinê Infantil (Choro S/A)
19h – Apresentação Musical (Michele Freire e Banda)
21h – Apresentação dos Desfiles de Blocos
21 de Fevereiro – Terça Feira
18h – Matinê Infantil (Choro S/A)
20h – Apresentação Musical (Grupo Pele Morena)
22h – Apresentação Musical (Bateria Malícia Samba). (Secom/PMCI)
Leia também:
> Guarapari promoverá desfile com blocos carnavalescos
> Carnaval 2023: programação para a criançada em Cariacica
> Parques de Vitória vão funcionar nos cinco dias de carnaval
> Prefeitura de Aracruz divulga programação do Carnaval 2023
> Carnaval 2023: blocos, bandas e matines em Anchieta
> A folia continua em Vila Velha a partir deste sábado (18)
> Mizuno lança o super tênis de velocidade Wave Rebellion Pro
> CarnaViana reúne 5 mil pessoas em festa com muita alegria
> Marchinhas de carnaval vão animar os Bailes da Convivência
> Festival de arte e gastronomia vai agitar Ubu após o Carnaval
> Carnaval de Guriri terá blocos e marchinhas em 2 circuitos
TAGS: CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | DESFILES | BLOCOS | CARNAVAL | BEIRA RIO