CIDADANIA

Despoluição visual do centro: mais de 320 estabelecimentos já foram abordados

A poluição visual provocada por letreiros de estabelecimentos comerciais na região central de Vitória (ES)...

Em 12/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A poluição visual provocada por letreiros de estabelecimentos comerciais na região central de Vitória está com os dias contados. Ao todo, 329 visitas foram feitas a comerciantes ou gerentes de lojas do local para orientar sobre a adequação das placas de publicidade dentro do Plano de Despoluição Visual da Região Central (lei nº 8.779/2014).

Em uma campanha educativa realizada entre os dias 28 de abril e 11 de maio, uma equipe de 24 pessoas do Papo da Cidade, Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e estudantes de Arquitetura da Faculdade Multivix foram aos comércios para conversar diretamente com os empresários e entregar uma cartilha.

O grupo fez abordagens ao longo das avenidas Jerônimo Monteiro, República, Princesa Isabel, Florentino Avidos, Duarte Lemos e Pedro Nolasco e ruas Horácio Rangel, Barão de Itapemirim, Governador Bley, Engenheiro Pinto Poça, Francisco Teixeira, Governador José Sete, Orlando Rocha, Araribóia, Gonçalves Dias, Nestor Gomes e Jair de Andrade.

Todas as lojas comerciais no trecho entre o Colégio Estadual, no Forte São João, e o Cais do Hidroavião, em Santo Antônio, serão visitadas. A previsão é de que as visitas de orientação durem um mês.

"Esta é uma grande ação educativa. Além de esclarecer dúvidas quanto ao Plano de Despoluição visual, também ouvimos cada comerciante. O resultado tem sido muito produtivo", afirmou a coordenadora do Papo da Cidade, Veruska Pinheiro.

Contemplação

Para a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, os imóveis históricos do Crntro merecem contemplação por sua beleza. "Com a organização e padronização das placas, vai ficar mais bonito e vai proporcionar uma caminhada mais agradável. Com isso, potencializamos o turismo e dinamizamos a economia na região".

Plano

O Plano de Despoluição Visual do Centro determina que cada estabelecimento tenha apenas uma placa de publicidade para identificar o local. O tamanho dela será proporcional ao tamanho da frente do imóvel. O letreiro deve estar localizado no pavimento onde é exercida a atividade econômica. A adequação será feita dentro do prazo de vencimento dos Alvarás de Publicidade Identificadora.

Além dessas medidas, estão proibidos na região outdoors, painéis, balões e similares. Nas bancas de jornal, só são permitidas publicidades com mensagens institucionais, culturais e artísticas. Para entender melhor as regras, a equipe distribui uma cartilha educativa.

Fonte:PMV