TEMAS GERAIS
Destinos turísticos brasileiros são divulgados nos EUA.
Praias do Nordeste são alguns dos atrativos do País para os americanos.
Em 10/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As facilidades para os turistas norte-americanos viajarem pelo Brasil durante a realização da Olimpíada e Paralimpíada 2016 e a variedade de destinos além da cidade-sede foram destaques no evento United States Tour Operators Association (USTOA) Conference & Marketplace 2015 e USTOA Luncheon. Os dois eventos foram realizados no começo de dezembro nos Estados Unidos com a participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
De 03 a 05 de dezembro, os executivos dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT) de Nova York, Los Angeles e Chicago participaram da USTOA Conference & Marketplace 2015, conferência da maior associação de operadores turísticos da América do Norte, em Chicago. Os representantes dialogaram com o trade norte-americano sobre panoramas com tendências do mercado para 2016. Na oportunidade foram exibidos estudos que apontam, por exemplo, que os turistas estarão mais inclinados a realizarem viagens para a América do Sul.
“Esse tipo de evento proporciona grandes oportunidades para relacionamento com o mercado, bem como para a obtenção de propostas de ações a serem realizadas nos Estados Unidos. Além disso, a presença dos EBTs fortalece o serviço de inteligência comercial da Embratur, permitindo planejar melhor nossas estratégias de promoção no exterior e, assim, sermos mais competitivos no cenário global”, explica o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.
Também em Chicago, a Embratur participou, no dia 04, do USTOA Luncheon, que reuniu 850 agentes e operadores de turismo. Em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau, o Iguassu Convention & Visitors Bureau, a Secretaria de Turismo do Ceará e a LATAM, foi apresentada a pluralidade de destinos brasileiros.
A recente sanção da lei que isenta a exigência de vistos durante a Rio 2016 e a conectividade aérea do Brasil também foram esclarecidas, permitindo que o trade possa planejar melhor os pacotes e viagens oferecidos aos turistas.
Após a apresentação do Instituto, os participantes assistiram aos vídeos Ano Olímpico, Come to Brazil e a série Brazil Overview, produzida em parceria pela Embratur e o projeto Travel Together da USTOA.
Mercado Norte-Americano
Os Estados Unidos são o 2º maior emissor de turistas ao Brasil. Em 2014, 656 mil turistas americanos visitaram o País. Atualmente, existem 256 freqüências semanais diretas, ligando 12 cidades dos Estados Unidos a 7 aeroportos em 6 cidades brasileiras.
A USTOA possui mais de 850 membros, incluindo os grandes operadores de turismo do mercado norte-americano, companhias aéreas, locadoras de carros, empresas de cruzeiros, grupos hoteleiros e escritórios de turismo. A associação foi fundada em 1972 por um pequeno grupo de operadores turísticos da Califórnia e, em 1975, se tornou uma organização nacional.
Fonte: Embratur