EDUCAÇÃO
Dia do Bibliotecário: profissão entre as que mais crescem no país
Profissão está entre os 25 empregos em alta em 2025, segundo pesquisa reaizada pelo LinkedIn.
Em 11/03/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Muitos pais não sabem que biblioteca escolar é uma exigência legal e, as escolas que não contam com bibliotecas devem ser denunciadas, imeditamente, ao Ministério Público. Por isso, em abril de 2024, o Governo Federal instituiu o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE), por meio da Lei nº 14.837/2024.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
No próximo dia 12 de março, celebra-se o "Dia do Bibliotecário", uma profissão que tem mostrado crescimento significativo no Brasil. Uma pesquisa recente realizada pelo LinkedIn aponta que a Biblioteconomia está entre as dez profissões em alta no país em 2025. Esse crescimento evidencia a importância cada vez maior do acesso à informação e da educação de qualidade.
Entre as 25 profissões listadas pelo Linkedin, o cargo de bibliotecário se destaca em décimo lugar como uma das profissões em ascensão no mercado de trabalho brasileiro. Entre as cidades com mais contratações de bibliotecários estão São Paulo, seguida de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Essencial
Para a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), Ana Cláudia Martins, a inclusão da profissão na lista das 25 áreas que mais crescem no Brasil demonstra que a Biblioteconomia segue mais essencial do que nunca.
“O bibliotecário ampliou suas competências tecnológicas, o que permite sua atuação em qualquer área do conhecimento. Além disso, a Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares e a criação do Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares são reconhecimentos da importância da profissão para a sociedade.”
Em diversos setores
A profissão de bibliotecário tem ganhado destaque em diversas instituições, incluindo escolas, universidades, empresas e órgãos públicos. A demanda por profissionais qualificados para gerenciar acervos, auxiliar na pesquisa e promover a leitura tem aumentado significativamente. Além disso, a especialização em tecnologias de informação tem se tornado um diferencial importante para os bibliotecários.
Lei da Universalização
De acordo com a Lei, todas as escolas do Brasil devem ter bibliotecas. A Lei nº 12.244/2010 determina que todas as instituições de ensino no Brasil públicas ou privadas devem ter bibliotecas. Em abril de 2024, o governo federal instituiu o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE), por meio da Lei nº 14.837/2024. O intuito é incentivar a implementação de novas unidades e promover a melhoria da rede de bibliotecas, que serão centros de ação cultural e educacional.
Segundo Ana Cláudia Martins, muitos pais não sabem que biblioteca escolar é uma exigência legal, e que as escolas que não contam com bibliotecas devem ser denunciadas, imediatamente, ao Ministério Público
“Muitos pais não sabem que biblioteca escolar é uma exigência legal, e que as escolas que não contam com bibliotecas devem ser denunciadas, imediatamente, ao Ministério Público, que pode tomar as medidas legais necessárias. A biblioteca escolar é um espaço essencial para democratizar o acesso à leitura, promover o aprendizado e formar cidadãos críticos e informados.”
Ainda de acordo com Ana Cláudia, o Conselho Regional de Biblioteconomia lançou a Campanha #SouBibliotecaEscolar com o objetivo de mobilizar a sociedade e o poder público para o cumprimento da Lei.
Comemoração
Durante este mês de março, o Dia do Bibliotecário será comemorado em todo o Brasil com eventos ligados ao setor. Com o tema “Bibliotecas mudam o mundo”, acontecerá uma maratona de ações realizadas por profissionais bibliotecários, instituições de ensino e entidades de Biblioteconomia.
O que faz um bibliotecário
O profissional bibliotecário organiza, seleciona e administra informações em mídias físicas e digitais, ajudando usuários e empresas a ter acesso ao conteúdo. | Competências mais comuns: Gestão de bibliotecas, Biblioteconomia, Catalogação | Setores mais comuns: Educação superior, Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, Tecnologia, Informação e Internet | Divisão por gênero de contratados em 2024: 76,36% mulheres; 23,64% homens | Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 4,4 anos | Principais cargos ocupados antes da contratação: Professor, Assistente de biblioteca, Assistente de arquivo. (Por Cristina Aguilera/AsImp)
Leia também:
> 1ª edição do Enem dos Professores será no 2º semestre
> Secretaria recebe movimento Todos pela Educação na Serra
> PMVV: Projeto Anjos da Guarda será realizado em Aribiri
> Educação de Jovens e Adultos transforma vidas em Cariacica
> Sedu oferta curso para fortalecer ensino da computação
> PMCI: Capacitações para quem quer melhorar o currículo
> Viana fornece kits de material escolar e uniformes para alunos
> Saiba quem tem direito ao Programa do governo Pé-de-Meia
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET