SAÚDE
Dia do Combate à Tuberculose: saiba como detectar a doença
Em Vitória, todas as 29 UBS possuem pontos de coleta e podem realizar o exame de escarro.
Em 17/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Após o diagnóstico, a pessoa é acompanhada também por uma equipe multidisciplinar constituída por assistente social, enfermeira, médicas e técnicas de Enfermagem.
Nesta sexta-feira (17) é Dia Nacional do Combate à Tuberculose. A data tem como foco dar destaque à prevenção, sintomas e tratamento da doença. Em Vitória, todas as 29 Unidades Básicas de Saúde possuem pontos de coleta e podem realizar o exame de escarro.
Após o diagnóstico, a pessoa é acompanhada também por uma equipe multidisciplinar constituída por assistente social, enfermeira, médicas e técnicas de Enfermagem.
>> Serra terá vacinação sem agendamento neste fim de semana
Outra preocupação dos profissionais de saúde é a conscientização dos pacientes sobre a importância de não interromper o tratamento, uma vez que ele demora seis meses para ser concluído.
A principal estratégia para ajudar o paciente a realizar o tratamento corretamente é o Tratamento Diretamente Observado (TDO) que consiste em medicação do paciente e observação feita por algum profissional de saúde, também são usados quatro tipos de medicamento: Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol. Todo o tratamento é gratuito e somente disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.
A referência técnica em tuberculose de Vitória, Lucienne Venturim Caldas, explica que é fácil buscar ajuda para diagnóstico e tratamento da doença na capital ."Com isso, a pessoa pode buscar fazer seus exames próximo à sua residência, tornando esse processo o mais acessível possível".
Busca ativa por pessoas com tuberculose
A cidade de Vitória foi destaque na 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (17ª ExpoEpi), classificada como a 3º melhor experiência na área de Vigilância, Prevenção e Controle de HIV/AIDS, Tuberculose Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis. O trabalho, desenvolvido pela referência técnica em tuberculose de Vitória, Lucienne Venturim Caldas, mostrou novas estratégias para busca ativa de pessoas com tuberculose.
Sobre a doença
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que tem como seus sintomas a tosse (produtiva ou seca), febre, sudorese noturna, cansaço e fadiga. Segundo a Organização Mundial da Saúde estima-se que 10 milhões de pessoas adoecem por ano por Tuberculose, a doença também é o motivo de mais de um milhão de óbitos anuais no mundo. No Brasil são 70 mil casos novos todo ano, em média 4,5 mil mortes confirmadas em decorrência da doença. Em Vitória são notificados, em média, 130 casos por ano. (Secom/PMV)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Serra terá vacinação sem agendamento neste fim de semana
> Cachoeiro leva mutirão de serviços de saúde à Otto Martins
> Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (16)
> Sábado (18) tem ação do Dia D do Novembro Azul em Vitória
> Onda de calor: governo lança guia com 22 dicas e cuidado
> Plantão da Influenza: Serra promove vacinação neste feriado
> Serra oferta testagem para Covid-19 nesta quarta-feira (15)
> Vila Velha oferece extensa programação do Novembro Azul
> Diabetes é responsável por mais de 28 amputações por dia
> Vila Velha: Agendamento aberto para testagem de covid-19
TAGS: VITÓRIA | COMBATE | TUBERCULOSE | EXAME | UBS