CIDADE
Dia do Consumidor: Procon de Cariacica orienta consumidores
Procon de Cariacica orienta cuidado na hora das compras no Dia Mundial do Consumidor
Em 15/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para que os consumidores possam resolver dívidas, consultar serviços e ter acesso a outras atividades, o Procon de Cariacica promove ações em cinco bairros de Cariacica nesta semana.
O Procon de Cariacica recomenda que clientes tenham cuidado na hora das compras no Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira (15), data em que muitas lojas físicas e e-commerces oferecem promoções. Uma das dicas é para as compras virtuais, que devem ser feitas somente em sites confiáveis. O Procon também recomenda não clicar em links suspeitos. Na dúvida, sempre consulte o site da loja para saber se a promoção é verdadeira.
"O recomendado é entrar diretamente no site da loja. Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação e códigos de realização da compra", orienta o coordenador especial de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon Cariacica, Elberson de Lima Cabral.
Já nas lojas físicas, é importante que o consumidor saiba que pretende adquirir e o quanto pode gastar, para facilitar a comparação de preços, escolher as melhores formas de pagamento e buscar pelo produto mais adequado disponível no mercado.
Ação itinerante
Para que os consumidores possam resolver dívidas, consultar serviços e ter acesso a outras atividades, o Procon de Cariacica promove ações em cinco bairros de Cariacica nesta semana. O órgão vai levar serviços para praças dos bairros Campo Grande nesta quarta (15), Cariacica-Sede na quinta (16) e Bela Aurora na sexta-feira (17), das 9 às 15 horas. A ação já aconteceu nas praças de Porto de Santana e de Itacibá.
Para o atendimento, é preciso que o consumidor tenha disponível RG, CPF, nota fiscal e outros documentos que possam comprovar a reclamação.
A data
No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos por meio da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor em 11 de março de 1991. A partir do Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que está presente nos municípios e estados brasileiros. O principal objetivo do Procon é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.
Denúncias
O Procon de Cariacica orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problemas relacionados às compras, como descumprimento às ofertas, publicidade enganosa, atraso na entrega ou outro desrespeito ao direito do consumidor, deve registrar queixa pelo WhatsApp, por meio dos números (27) 98148-0330, pelo e-mail procon@cariacica.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3354-5504, 3354-5512, 3354-5513.
Também é possível ser atendido pessoalmente na sede do Procon Cariacica, localizada na avenida Kleber Andrade, 5, Rio Branco, das 8h às 16 horas, de segunda a sexta-feira. É preciso que o consumidor tenha disponível o RG, CPF, nota fiscal e outros documentos que possam comprovar a reclamação. (Semco/PMC)
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