CIDADE

Dia do Dentista (25/10), é lembrado na cidade de Serra (ES)

O atendimento odontológico é distribuído em 30 Unidades de Saúde do município.

Em 25/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista no Brasil. Atualmente, no município da Serra (ES) temos 177 cirurgiões-dentistas, 131 auxiliares de Saúde bucal e 06 técnicas de Saúde Bucal atuando nas unidades de saúde em diversas funções para o atendimento da população.

O atendimento odontológico é distribuído em 30 Unidades de Saúde, onde são realizados procedimentos preventivos que são as escovações supervisionadas, evidenciação de placa bacteriana, aplicação de flúor e limpeza profilática e também procedimentos curativos, extrações dentárias, remoção de tártaro e atendimentos de urgência realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina e Serra Sede.

O município também oferece atendimento especializado em algumas unidades como tratamento de canal, tratamento das gengivas e periodonto, extrações de dente siso e diagnóstico de lesões bucais. Também são oferecidos atendimentos especializados para pacientes com necessidades especiais em instituições.

Além disto, temos dentistas espalhados em vários Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) do município, onde são desenvolvidas atividades educativas, preventivas e curativas nos alunos da rede municipal de ensino.

Nos próximos meses será implantado o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) onde serão concentradas algumas especialidades facilitando assim o acesso dos cidadãos serranos ao atendimento.

Em nosso país temos mais de 254 mil cirurgiões-dentistas cuidando dos sorrisos, o que corresponde a 19% dos profissionais da categoria do mundo.

Na Serra cerca de 200 profisionais atuam

Segundo a Associação Brasileira de odontologia (ABO), o dentista não é responsável apenas pela saúde bucal da população. Seu trabalho promove, inclusive, a prevenção de outras doenças. Pesquisas comprovam que há relação entre a boca e doenças cardíacas e pulmonares, diabetes, nascimentos de bebês prematuros, entre outros. 

De acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil já entrou no grupo de países com baixa prevalência de cárie desde 2003, isto graças ao aumento da assistência odontológica em toda a rede do país, à fluoretação das águas de abastecimento, à conscientização de hábitos de higiene oral e à inclusão de flúor nos cremes dentais. Porém, ainda temos mais de 1, 6 milhões de crianças na faixa etária dos 12 anos com dentes cariados.

Além dos cuidados já conhecidos em higiene bucal; escovação dos dentes após refeições, uso do fio dental, limpeza da língua; uma alimentação balanceada com baixa ingestão de açúcar e visitas periódicas ao dentista certamente ajuda o indivíduo conservar uma boa saúde bucal.

Fonte: Secom/PMS