EDUCAÇÃO
Dia do LEGO: Viana inova com brinquedo para ensinar Braille
O LEGO vai além do entretenimento, é uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento.
Em 29/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Secom/PMViana
A melhor educação da Grande Vitória implementa projetos inovadores que aliam tecnologia, criatividade e parcerias estratégicas para promover a inclusão e o aprendizado.
Nesta última terça-feira (28), foi celebrado o Dia Internacional do LEGO, um brinquedo que revolucionou o mundo ao unir diversão, criatividade e aprendizado. Em Viana, o LEGO vai além do entretenimento: ele é uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento educacional, especialmente para crianças com deficiência visual ou baixa visão, na rede municipal de ensino.
>> Terminam amanhã (28) as inscrições para bolsas do Prouni
A melhor educação da Grande Vitória implementa projetos inovadores que aliam tecnologia, criatividade e parcerias estratégicas para promover a inclusão e o aprendizado. Um exemplo é a parceria entre a Prefeitura e a Fundação Dorina Nowill, que trouxe para a cidade 50 kits Lego Braille Bricks, livros didáticos em Braille e capacitação para os profissionais da educação especial.
Educação especial que transforma vidas
O João Pedro Barreto, de 9 anos, da EMEFCM João Natalício Alves Pereira, mostra na prática como a educação inclusiva pode fazer a diferença.
João Pedro se encantou com os kits LEGO em Braille, que possibilitaram não apenas a aprendizagem do sistema de leitura tátil, mas também o fortalecimento de sua imaginação e criatividade. “Eu achei legal e aprendi muito”, disse João, emocionado com as novas possibilidades de aprendizado.
Inclusão e cidadania nas salas de aula
Os kits LEGO em Braille, destinados a crianças de 0 a 10 anos, estão sendo usados em salas de aula para fomentar a interação entre alunos com e sem deficiência visual.
“Esses materiais estão sendo utilizados por todos os alunos, para que aprendam juntos o sistema Braille, crescendo como seres humanos inclusivos e cidadãos do mundo”, explicou Gabriela Roncatt, gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação de Viana.
Além dos kits, o município também oferece professores especializados, orientação e mobilidade, e adaptações em materiais didáticos. Essas ações garantem que crianças com deficiência visual tenham acesso ao conhecimento e à inclusão social. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Terminam amanhã (28) as inscrições para bolsas do Prouni
> MEC divulga resultado do Sisu com um dia de atraso
> Prefeitura de Vitória oferta cursos profissionalizantes
> Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira (24)
> Governo do Estado divulga resultado do Nossa Bolsa 2025
> Brasil tem pelo menos 9 mil estudantes trans matriculados
> Programa GERAR de Viana abre vagas para cursos gratuitos
> Novos professores efetivos tomam posse em São Gabriel da Palha
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













