TEMAS GERAIS
Dia dos Namorados: Oportunidade de lucrar em tempos de crise.
O Sebrae ES orienta os empreendedores com dicas para aproveitar esta demanda sazonal.
Em 08/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Dia dos Namorados traz mais que romance para o mês de junho. A data significa oportunidade de fechar o caixa no azul, mesmo em tempos de crise. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito (Sebrae ES) orienta os empreendedores com dicas para aproveitar esta demanda sazonal
No mês de junho, não é apenas o amor que está no ar. As oportunidades também estão disponíveis para os donos de pequenos negócios, que podem aproveitar a data para tentar vender mais, especialmente em tempos de crise.
As estimativas não são muito positivas. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL Vitória), a previsão é de queda de 5% no volume de vendas na capital, em relação ao mesmo período no ano passado.
Porém, se o empreendedor se organizar e se antecipar à demanda, é possível driblar a crise e obter melhores resultados. “Para sobreviver e crescer em meio à crise, é preciso pensar de forma estratégica, acompanhando a sazonalidade, a fim de tirar o maior proveito possível dessa característica do mercado”, orienta o diretor de Atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza.
Entre os produtos mais procurados nas lojas durante as compras estão os itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, joias e bijuterias. Também ganham espaço os chocolates e mimos, como os artesanatos.
Gabrielly Albertino Telles dos Santos, artesã e proprietária da Gaby Artes, já está preparada para a data. A microempreendedora individual, que já participou de capacitações do Sebrae ES, está a frente do negócio desde 2010, trabalhando na confecção e venda de scrapbooks, caixas, convites e cartonagem, tudo personalizado.
Como percebeu uma queda nas vendas de mais de 50% somente no mês de maio, ela quer aproveitar a data comemorativa para sair do prejuízo. Por isso, muito antes da chegada de junho, Gabrielly criou produtos específicos para os apaixonados. “Meu carro-chefe este ano é a cartonagem, e também os chocolates. Estou fazendo caixas personalizadas, de formatos diferentes, com fotos e até com chocolates embalados de forma personalizada. Ainda não consegui executar tudo o que planejei, mas já tenho encomendas para o período”, revela.
Para quem, assim como Gabrielly, está se preparando para a data, o diretor dá mais uma dica: “Procure ser criativo e acompanhar de perto seus clientes. Tente incrementar os hábitos de consumo deles e cultivar bom relacionamento na venda e no pós-venda”, conclui.
Fonte: Sebrae/ES