CIDADE
Diagnóstico vai traçar perfil de empreendedoras em Vitória
Vai definir estratégias para potencializar os negócios de muitas mulheres.
Em 21/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) vai realizar um diagnóstico para identificar as mulheres empreendedoras que atuam no território do Centro. A iniciativa faz parte do projeto "Fazendo Arte", que é realizado numa parceria entre o Instituto Bem Brasil e a Semcid.
O questionário do "Diagnóstico Rápido Participativo" será distribuído nos bairros Fonte Grande, Piedade, Moscoso, Santa Clara, Vila Rubim, Ilha do Príncipe e do Quadro.
Serão aplicados 400 formulários até dia 14 de junho, sendo 200 para o público consumidor e 200 para mulheres empreendedoras.
Segundo a gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Gomes, os resultados obtidos trarão contribuições bastante significativas para a qualificação das mulheres empreendedoras (formais e autônomas) em áreas como direito do consumidor, publicidade afirmativa e marketing de lugar, economia local, educação financeira e qualidade no atendimento.
Com isso, será possível definir estratégias para que possam potencializar seus negócios.
"A realização do diagnóstico é fundamental para o levantamento das necessidades e potencialidades de cada mulher, além de contribuir para a promoção do consumo sustentável e desenvolvimento socioeconômico da região".
Fazendo Arte
Por meio do edital de chamamento público do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, a Semcid selecionou o projeto Fazendo Arte.
O projeto foi apresentado pelo Instituto Bem Brasil, que tem por objetivo realizar ações de qualificação, fomento à inovação e empreendedorismo para a formação de 80 mulheres do território do Centro com renda familiar até no máximo cinco salários mínimos.
A ideia é promover o desenvolvimento de relações de consumo mais seguras, inclusivas e sustentáveis tanto para essas mulheres como para os consumidores.
MAIS NOTÍCIAS
Tratamento e cuidados fazem com que árvores em Vitória suportem fortes chuvas
Por conta da preservação constante das árvores em Vitória, com serviços de poda regulares, principalmente na copa das espécies, e cuidados fitossanitários que recebem, elas suportam os dias de chuvas intensas, como as ocorridas no último sábado (18).
Vitória registra baixo número de queda de árvores por conta do tratamento que elas recebem. - Foto: Divulgação - Secom/PMV
Diferente de outras cidades que registram grande número de quedas de árvores durante as tempestades, em Vitória apenas nove tiveram problemas de queda de galhos e troncos: uma em Jardim Camburi, uma em Jardim da Penha, três no Parque Barão de Monjardim, uma no Horto de Maruípe, uma na Mata da Praia, uma no Romão e uma no Cajun de Andorinhas.
As equipes da Gerência de Áreas Verdes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), estão diariamente em vários pontos da cidade, inclusive aos finais de semana, fazendo a poda e o tratamento das árvores para que tenham uma vida saudável e mantenham a cidade arborizada.
"Em comparação com outras cidades da Região Sudeste em dias de temporal, temos o exemplo do Rio de Janeiro, que registrou quase 200 quedas de árvores em temporal, e São Paulo, com 2 mil quedas de árvores em dois meses (janeiro e fevereiro). Elas suportam as fortes chuvas em Vitória por conta do tratamento e dos cuidados que realizamos", disse o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.
Vitória conta hoje com quase 31 mil árvores. Em 2019, serão plantadas mais 6 mil e, em 2020, mais 9 mil.
Ações de poda e paisagismo em vários bairros da capital
Vários pontos da cidade recebem ações de poda e paisagismo nesta semana. A programação é feita pela Gerência de Áreas Verdes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
Equipe de poda de grama na avenida Paulino Muller. - Foto: Divulgação Semmam
Nestas segunda (20), terça (21) e quarta (22), o serviço de paisagismo é feito nestes locais: Centro, Fradinhos, Mata da Praia, Ilha do Príncipe, Bento Ferreira e Jardim Camburi.
Na quinta-feira (23), além desses bairros, a equipe atuará no Cruzamento e no Aeroporto.
Na sexta-feira (24), as ações serão na Praia do Canto, em Mário Cypestre, no Romão, na Mata da Praia, no Centro, em Bento Ferreira, em Jardim Camburi e no Aeroporto.
No sábado (25), as equipes estarão em Jardim da Penha, Ilha de Santa Maria e Praia do Canto.
Poda
Os trabalhos de poda de grama e árvores foram executados nesta segunda (20) no Parque Pedra da Cebola, em Jesus de Nazareth, na Enseada do Suá, na Ilha do Boi e em Santa Martha.
Nesta terça (21), as equipes estarão na Grande Vitória, em Estrelinha, em Inhanguetá, na Mata da Praia, em Morada de Camburi, em Jabour, na Piedade e em Santa Martha.
Na quarta-feira (22), o serviço será feito em Caratoíra, Ariovaldo Favalessa, Santo Antônio, Nazareth, Jucutuquara, Monte Belo, Jardim Camburi e Piedade. Na quinta-feira (23), em Maruípe, Goiabeiras, Antônio Honório, República, Praia do Canto, Jardim da Penha e Piedade.
Na sexta-feira (24), os bairros República, Morada de Camburi, Mata da Praia, Jabour, Jardim da Penha, Praia do Canto, São José, São Pedro e Jardim da Penha receberão os trabalhos.
No domingo (26), a poda será feita na Praia do Canto.
As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL