MOTOR
Dicas de como utilizar os extintores automotivos ABC.
Empresa ajuda os consumidores a selecionar e manter o produto corretamente.
Em 30/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Devido à alta demanda por extintores automotivos ABC - para atender a lei que exige o equipamento para todos os veículos - a Kidde Brasil Ltda, uma das maiores fabricantes de extintores de incêndio no Brasil, dá dicas de como os consumidores devem comprar, manter e usar seu extintor.
Quando e como devo comprar um extintor de incêndio?
Todos os carros, fabricados desde 2005, já possuem extintor ABC de fábrica. Portanto, antes de comprar um extintor, verifique a data de validade e se o medidor de pressão está na faixa verde. Muitos motoristas estão trocando, desnecessariamente, seus extintores que já atendem ao padrão da lei.
Caso o condutor não tenha um extintor ABC ou necessite de um novo, é preciso ficar atento às orientações abaixo para garantir que o produto não foi adulterado ou danificado, comprometendo a garantia, eficácia e sua segurança. Além disso, quando for substituir seu extintor, certifique-se que o extintor é do mesmo tamanho (comparando com o original) para permitir a montagem apropriada no suporte existente.
1. O extintor não deve apresentar sinais de ferrugem, amassamento ou tinta raspada.
2. O lacre ou trava da válvula deve estar intacto. Não compre se estiver rompido, com a trava da válvula quebrada, danificada ou faltante.
3. O bico deve estar limpo e sem vestígio de pó.
4. O prazo de validade deve ser de cinco anos, na data de compra.
5- Deve possuir o selo do INMETRO com os dados do fabricante.
6- Exija a nota fiscal.
Como manter o extintor
Os extintores ABC têm garantia de cinco anos e não necessitam de recarga durante esse período. Mas, o extintor necessita de verificação periódica, de acordo com as instruções do fabricante descritas no rótulo do produto. É importante que os próprios motoristas realizem inspeção, para que conheçam o produto e evitem que seja adulterado por terceiros. Veja quais itens devem ser verificados:
1. O indicador de pressão deve estar na faixa verde.
2. O lacre ou trava deve estar íntegro
3.- A aparência geral deve estar em boas condições (sem ferrugens ou amassado).
Se o usuário observar qualquer uma destas situações acima, o extintor deve ser substituído. É importante, também, verificar as condições de garantia. O extintor deve ser trocado quando for utilizado ou caso a data de validade estiver expirada.
Uso do extintor automotivo ABC
O que você deve fazer se um incêndio começar em seu carro?
1. Pare o carro e desligue o motor. Verifique se você está num local seguro, de preferência no acostamento ou procure algum lugar que possa estacionar.
2. Saia do carro e retire todos os passageiros o mais rápido possível.
3. Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula.
4. Mantenha o extintor sempre na posição vertical.
5. Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo.
6. Abra cuidadosamente o capô, localize o foco de incêndio e elimine-o por completo. Observe que a descarga do extintor é muito rápida (cerca de 10 segundos).
7. Chame o corpo de bombeiros - 193.
8. Substitua o extintor, utilizado no combate ao incêndio, o mais breve possível.
Por: LN Comunicação